Modelo de Propositura de Ação de Execução de Título Extrajudicial com Base no CPC/2015, Requerendo Pagamento da Dívida ou Indicação de Bens à Penhora
Publicado em: 30/11/2023 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
[NOME COMPLETO DO EXEQUENTE], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], vem, por meio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail do advogado], com fundamento no CPC/2015, art. 784, I, propor a presente:
AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL
Em face de [NOME COMPLETO DO EXECUTADO], [qualificação completa: estado civil, profissão, CPF, endereço completo], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
PREÂMBULO
Nos termos do CPC/2015, art. 319, o exequente apresenta a presente ação de execução de título extrajudicial, instruída com os documentos necessários, requerendo a citação do executado para pagamento da dívida ou oferecimento de bens à penhora.
DOS FATOS
O exequente é credor do executado em razão de [descrever a origem da dívida, como emissão de duplicata, nota promissória, cheque, etc.], no valor de R$ [valor], conforme título de crédito anexo.
O título foi devidamente apresentado para protesto em cartório, conforme comprova o documento anexo, sendo que o executado não realizou o pagamento no prazo legal, resultando no protesto do título.
A dívida permanece inadimplida, motivo pelo qual se faz necessária a presente execução para satisfação do crédito.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 784, I, o título apresentado é considerado título executivo extrajudicial, apto a embasar a presente execução. O protesto realizado em cartório reforça a certeza, liquidez e exigibilidade da obrigação.
O prazo prescricional para a cobrança de títulos de crédito, conforme o CCB/2002, art. 206, § 5º, I, é de 5 (cinco) anos. No caso em tela, o protesto foi realizado em [data], estando o prazo prescricional vigente.
Além disso, o exequente cumpre os requisitos do CPC/2015, art. 319, apresentando os documentos necessários à propositura da ação e requerendo as medidas cabíveis para satisfação do crédito.