Modelo de Quesitos para Perícia Odontológica em Ação Indenizatória por Erro Odontológico
Publicado em: 24/03/2025 CivelProcesso CivilConsumidorEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº: _____________
REQUERENTE: [Nome completo do requerente, qualificação completa]
REQUERIDO: [Nome completo do requerido, qualificação completa]
MODELO DE QUESITOS PARA PERITO ODONTOLÓGICO
Nos autos do processo em epígrafe, que trata de ação indenizatória por erro odontológico, vem a parte autora, por intermédio de seu advogado, com fundamento no CPC/2015, art. 465, § 2º, apresentar os quesitos que deverão ser respondidos pelo perito odontológico do IMESC, nomeado por este juízo, conforme designação pericial realizada no dia 24/03/2025, às 6h30, no IMESC.
PREÂMBULO
Considerando a necessidade de esclarecimentos técnicos especializados para a análise do caso em questão, a parte autora apresenta os quesitos abaixo, com vistas a elucidar os pontos controvertidos relacionados ao tratamento odontológico realizado pela parte requerida.
QUESITOS
- O tratamento odontológico realizado pela parte requerida foi conduzido de acordo com as normas técnicas e éticas aplicáveis à odontologia?
- Houve falha no planejamento ou na execução do tratamento odontológico? Em caso afirmativo, especifique quais foram as falhas identificadas.
- O insucesso do tratamento odontológico pode ser atribuído à ausência de base óssea suficiente ou a outro fator técnico? Explique detalhadamente.
- O paciente foi devidamente informado sobre os riscos e as limitações do tratamento odontológico antes de sua realização?
- Os danos alegados pelo paciente, como dor, desconforto ou insucesso do tratamento, são compatíveis com a falha no procedimento odontológico realizado pela parte requerida?
- Os danos apresentados pelo paciente podem ser considerados consequência direta do tratamento realizado? Em caso afirmativo, explique a relação de causalidade.
- O perito considera que o tratamento odontológico realizado atingiu o resultado esperado? Justifique sua resposta.
- Houve necessidade de intervenção de terceiros para corrigir ou complementar o tratamento odontológico realizado pela parte requerida? Caso positivo, descreva a extensão e a natureza dessa intervenção.
- Qual é a estimativa de custos para a reparação dos danos causados ao paciente, caso seja necessário realizar novo tratamento odontológico?
- Há outros elementos técnicos ou fatores relevantes que o perito considere importante mencionar para a análise do caso?
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 465, § 2º, as partes têm o direito de apresentar quesitos ao perito nomeado pelo juízo, com o objetivo de esclarecer os pontos controvertidos da demanda. A perícia odontológica é essencial para a elucidação dos fatos, especialmente em casos que envolvem alegações de erro profissional, como no presente caso.
Ademais, o CDC, art. 6º, VIII, assegura ao consumidor o direito à inversão do ônus da prova, quando verossímil a alegação ou quando for caracterizada a hipossuficiência técnica, como ocorre no presente caso, em que a parte autora não possui conhecimentos especializados para comprovar a falha no tratamento odontológico.
Portanto, a formulação dos quesitos é medida que se impõe, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme preceitua a CF/88, art. 5º, LV.
JURISPRUDÊNCIAS
Para reforçar a importância da prova pericial e do direito à ampla defesa, colacionam-se os seguintes precedentes: