Modelo de Recurso de Apelação Criminal em Caso de Tráfico de Drogas e Posse Irregular de Arma de Fogo
Publicado em: 03/04/2025 Droga Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE RIO VERDE/GO
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
APELANTE: W. F. P.
APELADO: Ministério Público do Estado de Goiás
RECURSO DE APELAÇÃO CRIMINAL
W. F. P., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 593, I, interpor o presente RECURSO DE APELAÇÃO, em face da r. sentença condenatória proferida, requerendo que seja o presente recurso recebido e remetido ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para apreciação.
Segue, em anexo, as razões recursais.
Termos em que,
Pede deferimento.
[LOCAL], [DATA]
______________________________
Advogado/OAB nº [NÚMERO]
RAZÕES DE APELAÇÃO
APELANTE: W. F. P.
APELADO: Ministério Público do Estado de Goiás
PROCESSO Nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS
PREÂMBULO
Trata-se de recurso de apelação interposto contra a r. sentença que condenou o apelante pelos crimes de tráfico de drogas (Lei 11.343/2006, art. 33) e posse irregular de arma de fogo (Lei 10.826/2003, art. 12), com base no CP, art. 69, impondo-lhe penas privativas de liberdade em regime inicial fechado.
A defesa, inconformada com a decisão, busca a reforma da sentença, tendo em vista a ausência de provas suficientes para a condenação, bem como a possibilidade de aplicação do tráfico privilegiado (Lei 11.343/2006, art. 33, § 4º) e a desclassificação do crime de posse irregular de arma de fogo para a modalidade de menor gravidade.
DOS FATOS
O apelante foi preso em flagrante no dia 9 de janeiro de 2024, em Rio Verde/GO, portando 11,29 g de maconha e armazenando 75,95 g da mesma substância em sua residência. Além disso, foi apreendido um revólver calibre .32 com cinco munições, sem autorização legal.
Após a prisão, o Ministério Público ofereceu denúncia pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. A denúncia foi recebida e, após regular instrução processual, o apelante foi condenado, com base, principalmente, nos depoimentos dos policiais responsáveis pela prisão e nos laudos periciais.
DO DIREITO
I. INSUFICIÊNCIA DE PROVAS
Conforme o CPP, art. 386, VII, a absolvição é medida que se impõe quando as provas produzidas são insuficientes para a condenação. No caso em tela, a condenação do apelante baseou-se exclusivamente nos depoimentos dos policiais responsáveis pela prisão, sem que houvesse produção de outras provas robustas que corroborassem "'>...