Modelo de Recurso Ordinário em Ação Trabalhista Interposto pela Reclamada com Fundamentação no Art. 895, Inciso I, da CLT
Publicado em: 19/08/2024 Trabalhista Processo do TrabalhoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ___ª VARA DO TRABALHO DE [CIDADE/ESTADO]
Processo nº [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
RECURSO ORDINÁRIO
Reclamada: [NOME DA RECLAMADA]
Reclamante: [NOME DO RECLAMANTE]
A Reclamada, [NOME COMPLETO DA RECLAMADA], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [NÚMERO], com sede na [ENDEREÇO COMPLETO], por meio de seu advogado regularmente constituído, conforme procuração anexa, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor o presente RECURSO ORDINÁRIO, com fundamento no artigo 895, inciso I, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em face da decisão proferida nos autos do processo em epígrafe, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
PREÂMBULO
O presente recurso é tempestivo, tendo em vista que a decisão foi publicada em [DATA DA PUBLICAÇÃO], e o prazo recursal de 8 (oito) dias úteis, conforme previsto na CLT, art. 895, inciso I, está sendo respeitado.
O preparo recursal foi devidamente recolhido, conforme comprovantes anexos, no valor de R$ [VALOR DO PREPARO], correspondente a 4% sobre o valor da condenação, nos termos do CPC/2015, art. 1.007, § 4º, e da Instrução Normativa nº 3 do TST.
DOS FATOS
A presente demanda foi ajuizada pela Reclamante, [NOME DA RECLAMANTE], pleiteando [DESCREVER OS PEDIDOS DA RECLAMANTE]. Após regular instrução processual, o juízo de primeiro grau proferiu sentença que julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados pela Reclamante, condenando a Reclamada ao pagamento de [DESCREVER A CONDENAÇÃO].
Inconformada com a decisão, a Reclamada interpõe o presente recurso ordinário, buscando a reforma da sentença, com base nos fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DO DIREITO
A decisão de primeiro grau merece reforma pelos seguintes motivos:
1. DA AUSÊNCIA DE FUNDAMENTAÇÃO ADEQUADA
Conforme o CPC/2015, art. 489, § 1º, é dever do magistrado fundamentar adequadamente suas decisões, abordando todos os argumentos relevantes apresentados pelas partes. No caso em tela, a sentença não analisou de forma adequada os argumentos apresentados pela Reclamada, especialmente no que tange à [DESCREVER O PONTO OMITIDO NA SENTENÇA].
2. DA INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO
A Reclamante não preenche os requisitos previstos no art. 3º da CLT para a configuração do vínculo empregatício, uma vez que não havia subordinação, pessoalidade, habitualidade e onerosidade na relação mantida entre as partes. A sentença ignorou provas documentais e testemunhais que demonstram a inexistência de tais elementos.
3. DA IMPOSSIBILIDADE DE CONDENAÇÃO EM VERBAS RESCISÓRIAS
A condenação ao pagamento de "'>...