Modelo de Representação Eleitoral por Propaganda Negativa com Pedido de Liminar
Publicado em: 24/09/2024 EleitoralRepresentação Eleitoral
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ ELEITORAL DA ___ª ZONA ELEITORAL DE [LOCALIDADE]
Representante: [Nome completo do representante], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número], portador do RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
Representado: [Nome completo do representado], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número], portador do RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
PREÂMBULO
O Representante, com fundamento nos artigos 22 e 23 da Lei nº 9.504/1997 e no artigo 96 da mesma legislação, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor a presente Representação Eleitoral em face do Representado, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
No contexto das eleições em curso, o Representado veiculou propaganda eleitoral negativa contra o Representante, utilizando-se de meios de comunicação social e redes sociais para disseminar informações inverídicas e ofensivas à honra e à imagem do Representante.
Em [data], o Representado publicou em sua página no [nome da rede social] e em outros veículos de comunicação mensagens que extrapolam o direito à liberdade de expressão, configurando-se como propaganda eleitoral negativa, com o claro intuito de prejudicar a candidatura do Representante.
As mensagens veiculadas pelo Representado afirmam, de forma infundada, que o Representante estaria envolvido em atos ilícitos, sem qualquer comprovação ou base fática, o que caracteriza abuso do direito de manifestação e afronta os princípios que regem o processo eleitoral.
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988 assegura, em seu artigo 5º, inciso X, a inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas, sendo certo que a liberdade de expressão, prevista no artigo 5º, inciso IV, e no artigo 220 da CF/88, não é absoluta e deve ser exercida em conformidade com os demais direitos fundamentais.
A Lei nº 9.504/1997, em seus artigos 22 e 23, veda a realização de propaganda eleitoral que ofenda a honra ou a imagem"'>...