Modelo de Requerimento de Expedição de Certidão de Honorários Advocatícios por Atuação em Ação de Interdição com Sentença Transitada em Julgado

Publicado em: 15/04/2025 AdvogadoProcesso Civil Familia
Modelo de petição direcionado ao Juízo da Vara da Família e Sucessões, no qual o advogado requer a expedição de certidão de honorários advocatícios, com base na atuação como patrono da parte autora em ação de interdição julgada procedente e com sentença transitada em julgado. O requerimento está fundamentado no CPC/2015, art. 85, § 14 e CPC/2015, art. 104, § 2º, bem como na Lei 8.906/1994, art. 22, § 2º, e visa possibilitar a futura cobrança ou execução da verba honorária arbitrada judicialmente.

REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE HONORÁRIOS

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Paulo – SP

2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES

A. J. dos S., advogado, inscrito na OAB/SP sob o nº 000.000, com escritório profissional situado na Rua das Flores, nº 123, Bairro Centro, São Paulo/SP, CEP 01000-000, endereço eletrônico: [email protected], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, na qualidade de patrono da parte autora nos autos da ação de interdição nº 1002505-23.2023.8.26.0201, que tramitou perante este juízo, propor o presente:

REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE HONORÁRIOS

3. DOS FATOS

O Requerente atuou como advogado da parte autora, A. A. G., na ação de interdição ajuizada em face de sua genitora, R. de O. A., processo nº 1002505-23.2023.8.26.0201, que tramitou perante este juízo.

A referida ação teve por objeto o reconhecimento da incapacidade civil da requerida, diagnosticada com Alzheimer (CID 20), e a nomeação da autora como curadora definitiva. Após regular instrução processual, com realização de prova pericial e estudo psicossocial, foi proferida sentença de procedência, reconhecendo a incapacidade total da requerida e nomeando a autora como curadora definitiva.

A sentença transitou em julgado, não havendo interposição de recurso pelas partes ou pelo Ministério Público.

Considerando que o Requerente atuou como advogado da parte vencedora e que houve fixação de honorários advocatícios, requer-se a expedição de certidão para fins de cobrança e execução da verba honorária.

4. DO DIREITO

Nos termos do CPC/2015, art. 85, § 14, os honorários advocatícios possuem natureza alimentar e são devidos ao advogado, podendo ser executados nos próprios autos ou em ação autônoma. Ainda, o CPC/2015, art. 104,  § 2º, estabelece que o advogado pode requerer certidão da sentença transitada em julgado para fins de execução dos honorários.

A certidão de honorários constitui instrumento hábil para a cobrança da verba honorária, seja por meio de cumprimento de sentença, seja por meio de ação própria, sendo direito do advogado que atuou regularmente no feito.

Ademais, o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994, art. 2"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Voto do Magistrado

Trata-se de requerimento formulado pelo advogado A. J. dos S., inscrito na OAB/SP sob o nº 000.000, nos autos da ação de interdição nº 1002505-23.2023.8.26.0201, com o objetivo de obter certidão de honorários advocatícios, com base na sentença transitada em julgado que reconheceu a procedência do pedido da parte autora e fixou honorários advocatícios.

O requerente atuou como patrono da parte autora, A. A. G., na ação de interdição movida em face de sua genitora, R. de O. A., na qual foi reconhecida judicialmente a incapacidade civil da requerida, em decorrência de diagnóstico de Alzheimer (CID 20), sendo nomeada a autora como curadora definitiva.

A sentença proferida foi de procedência, tendo sido reconhecida a total incapacidade da requerida e nomeada curadora a autora. A decisão transitou em julgado, sem interposição de recursos pelas partes ou pelo Ministério Público.

Conforme dispõe o CPC/2015, art. 104, § 2º, é direito do advogado requerer certidão da sentença transitada em julgado para fins de execução dos honorários. Ainda, o CPC/2015, art. 85, § 14, confere natureza alimentar aos honorários advocatícios, os quais podem ser executados nos próprios autos ou por ação autônoma.

O Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994, art. 22, § 2º) reforça tal entendimento ao prever que os honorários fixados judicialmente podem ser executados mediante certidão extraída dos autos.

A jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo converge no sentido de reconhecer a legitimidade do advogado para requerer certidão para fins de cobrança dos honorários arbitrados judicialmente, bastando, para tanto, a comprovação de sua atuação e do trânsito em julgado da decisão que fixou a verba.

Ressalte-se, por fim, que o presente voto atende aos ditames da CF/88, art. 93, inciso IX, que impõe ao magistrado o dever de fundamentar suas decisões de forma clara, completa e coerente com os princípios constitucionais e legais aplicáveis.

Dispositivo

Diante do exposto, com fundamento no CPC/2015, art. 104, § 2º e CPC/2015, art. 85, § 14, bem como na Lei 8.906/1994, art. 22, § 2º, JULGO PROCEDENTE o pedido do requerente para DETERMINAR a expedição de certidão de honorários advocatícios em seu favor, devendo constar:

  • O número do processo: 1002505-23.2023.8.26.0201;
  • O nome das partes: A. A. G. (autora) e R. de O. A. (requerida);
  • A data do trânsito em julgado da sentença;
  • O valor arbitrado a título de honorários advocatícios;
  • A identificação do advogado beneficiário: A. J. dos S., OAB/SP nº 000.000.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.

São Paulo, data do julgamento.

_______________________________________
Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação de Interdição por Prodigalidade: Pedido de Proteção Patrimonial e Nomeação de Curador com Base no Código Civil

Modelo de Ação de Interdição por Prodigalidade: Pedido de Proteção Patrimonial e Nomeação de Curador com Base no Código Civil

Publicado em: 28/11/2024 AdvogadoProcesso Civil Familia

Petição inicial de ação de interdição por prodigalidade, proposta pelos filhos do interditando, com o objetivo de protegê-lo da má gestão de seu patrimônio e de atos reiterados que comprometem sua subsistência. Fundamentada nos artigos 4º, IV, 1.767, III, e 1.775 do Código Civil de 2002, a ação busca a decretação da interdição, a nomeação de curador e a preservação do patrimônio familiar, considerando princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana e a proteção à família. Inclui pedidos de perícia médica, citação do requerido e realização de audiência de conciliação.

Acessar

Modelo de Contestação em Ação de Interdição com Fundamentação no Estatuto da Pessoa com Deficiência e Princípios Constitucionais

Modelo de Contestação em Ação de Interdição com Fundamentação no Estatuto da Pessoa com Deficiência e Princípios Constitucionais

Publicado em: 24/03/2025 AdvogadoProcesso Civil Familia

Contestação apresentada em uma Ação de Interdição, na qual o contestante refuta a alegação de incapacidade civil com base em diagnóstico de retardo mental leve (CID 10 F 70.9). O documento argumenta que o diagnóstico não justifica a interdição, ressaltando a plena capacidade do contestante para os atos da vida civil e defendendo a aplicação de medidas menos gravosas, como a tomada de decisão apoiada, conforme previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência ( Lei 13.146/2015). A peça jurídica também se fundamenta nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da autonomia individual.

Acessar

Modelo de Pedido de Interdição e Nomeação de Curador para Pessoa com Mal de Alzheimer

Modelo de Pedido de Interdição e Nomeação de Curador para Pessoa com Mal de Alzheimer

Publicado em: 11/07/2024 AdvogadoProcesso Civil Familia

Ação judicial proposta pelo filho da Requerida, que busca a decretação de interdição devido à incapacidade civil total ocasionada pelo Mal de Alzheimer em estágio avançado. O processo fundamenta-se nos artigos 1.767 e seguintes do Código Civil e no artigo 755 do Código de Processo Civil, com o objetivo de nomear o Requerente como curador da Requerida, garantindo a proteção de seus direitos, administração patrimonial e cuidados pessoais. Inclui pedidos de perícia médica, estudo social e ampliação da curatela para todos os atos da vida civil.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.