Jurisprudência sobre Multa por Intuito Protelatório em Embargos de Declaração
Publicado em: 02/07/2024 Processo CivilOs segundos embargos de declaração opostos devem versar sobre um dos vícios do art. 1.022 do CPC surgidos no julgamento dos primeiros aclaratórios, não podendo simplesmente reproduzir o que fora alegado - já decidido - por ocasião da interposição dos primeiros embargos, sendo imperativo a manutenção da incidência do disposto no art. 1026, § 2º, do CPC/2015, que determinara a fixação da multa de 1% (um por cento) do valor da causa em razão do intuito protelatório dos segundos embargos opostos.
Legislação Citada
Outras doutrinas semelhantes

Limites ao Cabimento de Embargos de Declaração e a Configuração de Propósito Protelatório
Publicado em: 13/02/2025 Processo CivilO acórdão analisa a repetição sucessiva de embargos de declaração sem a indicação de obscuridade, contradição, omissão ou erro material. O STJ reafirma que os embargos não podem ser utilizados para reexame da matéria e que sua reiteração pode ser considerada protelatória, ensejando multa processual.
Acessar
Aplicação de Multa por Embargos Protelatórios no Processo Trabalhista
Publicado em: 21/10/2024 Processo CivilO CPC/2015, art. 1.026, §2º, prevê a aplicação de multa quando se verifica que os embargos de declaração foram interpostos com intuito meramente protelatório. No processo trabalhista, essa multa visa inibir o uso abusivo dos embargos como meio de retardar a conclusão da lide.
Acessar