Modelo de Ação de Reconhecimento de União Estável Post Mortem e Pensão por Morte
Publicado em: 15/07/2024 Familia Direito PrevidenciárioExcelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família e Sucessões da Comarca de ___
[Nome da Autora], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portadora do RG n.º ___, inscrita no CPF/MF sob n.º ___, residente e domiciliada na [endereço completo], por seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na [endereço completo], onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor
AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL POST MORTEM C.C. PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA, SEGURO DE QUITAÇÃO DE FINANCIAMENTO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, DIREITO REAL DE HABITAÇÃO E PEDIDO DE INGRESSO EM AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO PELA EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR MORTE DO COMPANHEIRO
em face de [Nome do Filho Maior] e [Nome da Filha Maior], ambos maiores de idade, filhos do primeiro casamento do falecido [Nome do Falecido], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I. DOS FATOS
A autora manteve uma união estável com o Sr. [Nome do Falecido] desde meados de 2020 até o falecimento deste em [data do falecimento], convivendo de forma pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituição de família. O falecido era divorciado e deixou dois filhos maiores de idade do primeiro casamento, os quais não aceitam a união estável havida entre o pai falecido e a autora.
Os companheiros viviam em imóvel financiado pelo "Programa Minha Casa Minha Vida", com cláusula de seguro de quitação do financiamento em caso de morte do contratante. O falecido também era mecânico em uma concessionária de tratores e equipamentos agrícolas, com vínculo empregatício registrado.
Após o falecimento, os filhos do primeiro casamento registraram o óbito sem informar a existência da união estável, omitindo a condição de companheira da autora, na tentativa de herdar os bens do falecido, incluindo o imóvel, os bens móveis, uma motocicleta e um carro.
II. DO DIREITO
II.1. Princípios e Normas Aplicáveis
O reconhecimento da união estável post mortem e os direitos decorrentes encontram respaldo nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção à família e da segurança social.
- Princípio da Dignidade da Pessoa Humana: CF/88, art. 1º, III.
- Princípio da Proteção à Família: CF/88, art. 226, § 3º.
- Princípio da Segurança Social: CF/88, art. 201, V.
II.2. Da Legislação Aplicável
- CF/88, art. 1º, III (Princ�"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: