Modelo de Ação Declaratória de Nulidade de Edital de Convocação e Assembleia por Violação à Legislação Federal e Princípios Constitucionais
Publicado em: 02/04/2025 AdministrativoCivelConstitucionalAÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO C.C. NULIDADE DE ASSEMBLEIA
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
[NOME COMPLETO DO AUTOR], brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do RG nº [número] e inscrito(a) no CPF/MF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], endereço eletrônico [email], por meio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na [endereço completo do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CCB/2002, art. 186 e CCB/2002, art. 927, bem como no CPC/2015, art. 319, propor a presente
AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO C.C. NULIDADE DE ASSEMBLEIA
em face de [NOME COMPLETO DO RÉU], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº [número], com sede na [endereço completo], endereço eletrônico [email], pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
PREÂMBULO
A presente ação tem como objetivo a declaração de nulidade do edital de convocação e da assembleia realizada pela Associação de Moradores [nome da associação], em razão de flagrante violação à legislação federal e aos princípios constitucionais, notadamente o direito de acesso à área pública por toda a coletividade, conforme será demonstrado.
DOS FATOS
No dia [data], foi publicado edital de convocação pela Associação de Moradores [nome da associação], com o objetivo de deliberar sobre a privatização de uma área pública localizada na [localização da área pública]. A assembleia foi realizada em [data], resultando na aprovação da proposta de privatização.
Ocorre que tal deliberação é manifestamente ilegal, pois viola o disposto na CF/88, que garante o direito de acesso à área pública por toda a coletividade, além de contrariar normas federais que regulam o uso e a destinação de bens públicos.
Ademais, o edital de convocação não observou os requisitos legais, como a ampla publicidade e a inclusão de todos os interessados no processo decisório, restringindo o acesso à assembleia apenas aos associados, em detrimento da coletividade, que é diretamente afetada pela decisão.
DO DIREITO
A CF/88, art. 5º, inciso XXIII, estabelece que a propriedade a"'>...