Modelo de Agravo Interno contra Decisão Monocrática que Inadmitiu Recurso Especial em Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica
Publicado em: 03/01/2024 CivelEmpresaAGRAVO INTERNO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR RELATOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Agravante: A. J. dos S.
Agravado: M. F. de S. L.
Processo nº: 1234567-89.2023.8.26.0000
PREÂMBULO
Nos termos do CPC/2015, art. 1.021, o Agravante, devidamente qualificado nos autos, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor Agravo Interno contra a decisão monocrática que inadmitiu o Recurso Especial interposto em Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica, no qual foi incluído o sócio no polo passivo da execução de título judicial.
Requer-se a reconsideração da decisão ou a submissão do presente recurso ao órgão colegiado competente.
DOS FATOS
O Agravante interpôs Recurso Especial contra acórdão proferido em Agravo de Instrumento que, no âmbito de Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica, determinou a inclusão do sócio no polo passivo da execução de título judicial. A decisão monocrática ora agravada inadmitiu o Recurso Especial, sob o fundamento de ausência de prequestionamento e inexistência de repercussão geral.
O Agravante entende que a decisão merece reforma, pois o Recurso Especial preenche todos os requisitos de admissibilidade, além de tratar de matéria de relevante interesse jurídico e social.
DO DIREITO
O presente Agravo Interno encontra fundamento no CPC/2015, art. 1.021, que prevê a possibilidade de insurgência contra decisão monocrática proferida por Relator. A decisão agravada, ao inadmitir o Recurso Especial, violou os princípios da ampla defesa e do contraditório, previstos na CF/88, art. 5º, LV.
O Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica é regulado pelo CPC/2015, art. 133 e seguintes, e exige a demonstração de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou confusão patrimonial. No caso em tela, não há elementos suficientes para justificar a inclusão do sócio no polo passivo da execução.
Ademais, o Recurso Especial interposto pelo Agravante atende aos requisitos do CPC/2015, art. 1.029, pois vers"'>...