Modelo de Apelação Cível para Reforma de Sentença de Improcedência em Ação de Fornecimento de Medicamentos Oncológicos
Publicado em: 24/03/2025 CivelConsumidorEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ____________
Processo nº: ____________
APELAÇÃO CÍVEL
APELANTE: A. J. dos S.
APELADO: ESTADO DE ____________
Por intermédio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional em ____________, endereço eletrônico ____________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor a presente:
APELAÇÃO CÍVEL
Com fundamento no CPC/2015, art. 1.009, contra a sentença que julgou improcedente a ação de fornecimento de medicamentos para tratamento de doenças oncológicas cumulada com pedido de tutela de urgência, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
PREÂMBULO
A presente apelação cível tem como objetivo reformar a sentença de improcedência proferida pelo juízo singular, que indeferiu o pedido do Apelante para fornecimento dos medicamentos trifluridina-tipiracila e bevacizumabe, necessários ao tratamento de neoplasia maligna de reto baixo, com doença em progressão e esgotamento das linhas terapêuticas fornecidas pelo SUS.
O Apelante demonstrou, por meio de vasta documentação médica, a imprescindibilidade dos medicamentos pleiteados, bem como sua incapacidade financeira para arcar com os custos elevados do tratamento, que ultrapassam R$ 200.000,00 anuais.
DOS FATOS
O Apelante é portador de neoplasia maligna de reto baixo, com doença em progressão e esgotamento das linhas terapêuticas fornecidas pelo SUS. Desde o início do tratamento, há mais de três anos, o Apelante é acompanhado por equipe médica especializada, que indicou a utilização dos medicamentos trifluridina-tipiracila e bevacizumabe como única alternativa viável para controle da doença.
Os medicamentos possuem custo anual de aproximadamente R$ 200.000,00, valor que o Apelante, em razão de sua fragilidade econômica, não tem condições de suportar. A negativa do fornecimento pelo SUS e a improcedência da ação pelo juízo singular colocam em risco a vida do Apelante, violando seu direito constitucional à saúde e à dignidade.
O juízo singular fundamentou a improcedência da ação em parecer técnico desfavorável emitido pelo NAT-JUS, que concluiu pela ausência de comprovação da eficácia dos medicamentos pleiteados. Contudo, tal parecer desconsidera os mais de três anos de acompanhamento médico especializado e a vasta documentação apresentada nos autos.
DO DIREITO
O direito à saúde é garantido pela CF/88, art. 196, que estabelece ser dever do Estado assegurar o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde. Além disso, o CF/88, art. 198 da Constituição Federal prevê a organizaçã"'>...