Modelo de Apelação em Processo de Execução de Título Extrajudicial contra Massa Falida: Reforma de Sentença e Exclusão de Bis in Idem em Honorários

Publicado em: 11/03/2025 CivelProcesso CivilEmpresa
Recurso de apelação interposto por V. F. perante a 3ª Vara Cível da Comarca de Cascavel/PR, em face de sentença que extinguiu o processo de execução de título extrajudicial contra a Massa Falida de Bernal Construtora e Incorporadora Ltda. O recurso fundamenta-se na desnecessidade da exceção de pré-executividade, já que o crédito foi excluído em âmbito falimentar, e na existência de bis in idem na condenação em honorários de sucumbência. Requer a reforma da sentença para afastar a condenação em honorários e condenar os apelados ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Apelação

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CASCAVEL/PR

Processo nº: [inserir número do processo]

Apelante: V. F.

Apelados: Massa Falida de Bernal Construtora e Incorporadora Ltda e W. B. S.

V. F., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por sua advogada que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor a presente APELAÇÃO, com fundamento no artigo 1.009 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC/2015), em face da sentença que extinguiu o processo de execução, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

PREÂMBULO

O presente recurso é interposto em face da sentença que extinguiu o processo de execução por ausência de pressupostos processuais, acolhendo a exceção de pré-executividade apresentada pela parte executada, mesmo após o crédito do exequente já ter sido objeto de impugnação e exclusão no âmbito da falência. A decisão ainda condenou o exequente ao pagamento de honorários de sucumbência, mesmo já havendo condenação anterior na impugnação.

DOS FATOS

O apelante ajuizou ação de execução de título extrajudicial, com base em nota promissória emitida pela Massa Falida de Bernal Construtora e Incorporadora Ltda, representada por seu sócio W. B. S., referente a empréstimo de dinheiro.

Durante o curso do processo, foi decretada a falência da executada, e o crédito do apelante foi habilitado no quadro-geral de credores. Posteriormente, o crédito foi impugnado no âmbito da falência, e a impugnação foi acolhida, resultando na exclusão do crédito.

Após a exclusão do crédito, a parte executada apresentou exceção de pré-executividade, alegando a inexistência do crédito, o que foi acolhido pelo juízo, culminando na extinção do processo de execução por ausência de pressupostos processuais, com condenação do apelante ao pagamento de honorários de sucumbência.

Ocorre que a execução já seria arquivada em razão da exclusão do crédito no âmbito da falência, sendo desnecessária a apresentação da exceção de pré-executividade. Além disso, a nova condenação em honorários de sucumbência configura bis in idem, uma vez que o apelante já havia sido condenado ao pagamento de honorários na impugnação.

DO DIREITO

A sentença recorrida merece reforma pelos seguintes fundamentos:

1. DA DESNECESSIDADE DA EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE

A exceção de pré-executividade é cabível apenas para discutir matérias de ordem pública, que não demandem dilação probatória, conforme entendimento consolidado pelo Superior"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de apelação interposta por V. F. contra a sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara Cível da Comarca de Cascavel/PR, que extinguiu o processo de execução por ausência de pressupostos processuais, acolhendo a exceção de pré-executividade apresentada pelos apelados. A sentença também condenou o apelante ao pagamento de honorários de sucumbência.

A parte apelante sustenta, em suma, que a exceção de pré-executividade era desnecessária, pois a execução já seria arquivada em razão da exclusão do crédito no âmbito da falência. Argumenta, ainda, que a nova condenação em honorários configura bis in idem, uma vez que já havia sido condenado ao pagamento de honorários na impugnação ao crédito.

O recurso foi devidamente recebido e processado, estando apto para julgamento.

Voto

Em análise dos autos e fundamentos recursais, adoto como premissa norteadora o princípio da motivação das decisões judiciais, conforme disposto no art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, que determina que \"todas as decisões do Poder Judiciário serão fundamentadas, sob pena de nulidade\".

1. Da Necessidade de Reforma da Sentença

Quanto à exceção de pré-executividade, entendo que houve excesso de rigor formal por parte do juízo de origem. A inexistência do crédito já havia sido reconhecida no âmbito da falência, sendo desnecessária a apresentação da exceção de pré-executividade, que se limita a matérias de ordem pública que não demandam dilação probatória.

Além disso, a execução já seria arquivada em razão da exclusão do crédito no processo falimentar, o que torna desarrazoada a decisão recorrida.

2. Da Condenação em Honorários de Sucumbência

A condenação do apelante ao pagamento de honorários de sucumbência na exceção de pré-executividade configura bis in idem. Já havia sido fixada condenação em honorários na impugnação ao crédito, no âmbito da falência. A nova condenação viola os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, uma vez que o trabalho realizado pelo advogado da parte contrária já foi devidamente remunerado.

Nos termos do art. 85, §2º, do CPC/2015, a fixação dos honorários deve observar critérios como a complexidade da causa, o trabalho realizado e o tempo exigido para sua atuação. No presente caso, a duplicidade de condenação em honorários se mostra desarrazoada.

3. Da Jurisprudência Aplicável

Corrobora o entendimento acima a jurisprudência dos tribunais pátrios:

TJSP (31ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP

«A fixação dos honorários advocatícios deve observar os percentuais previstos no art. 85, §2º, do CPC, quando o valor da causa for elevado, não sendo cabível o arbitramento por apreciação equitativa. As contrarrazões não serão conhecidas se não houver regularização da representação processual após renúncia do advogado».

TJSP (15ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP

«A cessão de crédito, com expressa exclusão de honorários advocatícios contratuais e sucumbenciais, não implica reserva de tais honorários no cumprimento de sentença, sendo a execução desses valores devidos de forma autônoma».

4. Conclusão

Diante do exposto, voto pelo provimento do recurso de apelação interposto por V. F., para reformar a sentença recorrida, nos seguintes termos:

  1. Afastar a condenação do apelante ao pagamento de honorários de sucumbência na exceção de pré-executividade;
  2. Determinar que os honorários já fixados na impugnação ao crédito, no âmbito da falência, sejam mantidos como únicos valores devidos;
  3. Condenar a parte apelada ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, nos termos do art. 85, §2º, do CPC/2015.

É como voto.

Termos Finais

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

[Nome do Magistrado]

Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Agravo em Recurso Especial Criminal para Revisão de Pena por Bis in Idem e Reconhecimento de Atenuante no Superior Tribunal de Justiça

Modelo de Agravo em Recurso Especial Criminal para Revisão de Pena por Bis in Idem e Reconhecimento de Atenuante no Superior Tribunal de Justiça

Publicado em: 04/04/2025 CivelProcesso CivilEmpresa

Petição de Agravo em Recurso Especial Criminal interposta por E. dos S. P. contra o Ministério Público do Estado de São Paulo, visando à reforma de acórdão da 9ª Câmara Criminal do TJSP. O documento discute a violação ao princípio da legalidade e da individualização da pena devido ao bis in idem na valoração de circunstâncias agravantes e qualificadoras, e pleiteia o reconhecimento da atenuante da confissão espontânea com base no CP, art. 65, III, “d”. Fundamentado no CPC/2015, art. 1.042, e CF/88, art. 105, III, “a”, o recurso busca afastar o óbice da Súmula 7/STJ e garantir a remessa do processo ao STJ.

Acessar

Modelo de Pedido de Chamamento do Feito à Ordem para Inclusão de Credor Trabalhista no Quadro Geral de Credores em Processo de Massa Falida

Modelo de Pedido de Chamamento do Feito à Ordem para Inclusão de Credor Trabalhista no Quadro Geral de Credores em Processo de Massa Falida

Publicado em: 09/09/2024 CivelProcesso CivilEmpresa

Requerimento judicial apresentado por Sandra Aparecida Camara Estevanim, com fundamento no CPC/2015 e no Decreto-Lei nº 7.661/1945, para sanar omissão processual referente à não inclusão de seu crédito trabalhista no Quadro Geral de Credores da Massa Falida de Sahione Utilidades Domésticas Ltda., mesmo após sentença transitada em julgado. O documento aponta falhas administrativas e processuais e solicita providências para assegurar a efetividade do direito da requerente, incluindo a intimação da Administradora Judicial e a garantia de tramitação prioritária.

Acessar

Modelo de Ação de Usucapião de Bem Móvel Proposta por Possuidor de Motocicleta Contra Massa Falida de Consórcio

Modelo de Ação de Usucapião de Bem Móvel Proposta por Possuidor de Motocicleta Contra Massa Falida de Consórcio

Publicado em: 11/11/2023 CivelProcesso CivilEmpresa

Petição inicial de ação de usucapião de bem móvel, fundamentada nos artigos 1.261 e seguintes do Código Civil, em que o autor, possuidor de motocicleta adquirida por consórcio, busca o reconhecimento judicial da propriedade em razão da impossibilidade de localizar a massa falida ou o síndico responsável pela empresa de consórcio. O documento apresenta os fatos, os fundamentos jurídicos, jurisprudências aplicáveis e os pedidos, incluindo a regularização junto ao DETRAN.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.