Modelo de Contrarrazões ao Recurso Especial de Usucapião Extraordinária em Reconvenção
Publicado em: 05/06/2024 Civel Direito ImobiliárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE [ESTADO]
Processo n.º [número do processo] Recorrente: [Nome da Recorrente] Recorrido: [Nome do Recorrido]
[NOME DO RECORRIDO], já qualificado nos autos da ação de usucapião extraordinária em reconvenção, que move em face de [NOME DA RECORRENTE], por meio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar suas
CONTRARRAZÕES AO RECURSO ESPECIAL
nos termos das razões de fato e de direito a seguir expostas.
I. DOS FATOS
-
O Recorrido ingressou com ação de usucapião extraordinária em reconvenção, visando o reconhecimento da posse e propriedade do imóvel localizado na [endereço do imóvel], com base na posse mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini por mais de 15 anos, conforme previsto no CCB/2002, art. 1.238.
-
A Recorrente, em sua defesa, não apresentou provas contundentes acerca da aquisição e propriedade do imóvel, limitando-se a alegar que é a legítima proprietária sem comprovar documentalmente tal alegação.
-
Em primeiro grau, o pedido de usucapião extraordinária foi julgado procedente, sendo reconhecida a posse do Recorrido sobre o imóvel, decisão esta que foi mantida em sede de apelação.
-
Inconformada, a Recorrente interpôs recurso especial, alegando que houve erro na decisão, uma vez que seria a legítima proprietária do imóvel.
II. DO DIREITO
-
O instituto da usucapião extraordinária, previsto no CCB/2002, art. 1.238, exige a posse mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini por mais de 15 anos,"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: