Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração – Prescrição em Ação de Cobrança de Honorários

Publicado em: 21/10/2024 CivelProcesso Civil
Modelo de contrarrazões aos embargos de declaração em ação de cobrança de honorários advocatícios. O recurso busca afastar a alegação de prescrição com base na interrupção ocorrida com o ajuizamento da ação, conforme as normas do CCB/2002 e do CPC/2015.

Processo nº [número do processo]

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ________.

Nome da Embargada, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrita no CPF sob o nº ________, com endereço eletrônico ________, residente e domiciliada à Rua ________, nº ___, Bairro _______, CEP _______, na cidade de ________, por intermédio de seus advogados, com escritório profissional à Rua ________, nº ___, Bairro _______, CEP _______, na cidade de ________, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar:

CONTRARRAZÕES AOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Em face de L. C. T., pelos motivos de fato e de direito que passa a expor.

DOS FATOS

O Embargante, inconformado com a decisão que não reconheceu a prescrição de sua pretensão, interpôs embargos de declaração, alegando erro material quanto à data da revogação da procuração e requerendo o reconhecimento da prescrição com base na referida data.

Conforme alegado pelo Embargante, a procuração teria sido revogada em 19/05/2017 e não em 19/07/2017, como consta na decisão embargada, o que, segundo ele, implicaria o reconhecimento da prescrição, tendo em vista que a ação foi ajuizada em 19/12/2018 e a citação ocorreu apenas em 15/09/2023.

DO DIREITO

I - DA INTERPOSIÇÃO OPORTUNA DA AÇÃO E DA INTERRUPÇÃO DA PRESCRIÇÃO

Nos termos do CCB/2002, art. 206, §5º, II, o prazo prescricional para cobrança de honorários advocatícios é de cinco anos, contados da data da cessação do mandato ou da conclusão dos serviços prestados.

No presente caso, ainda que se considere a data de 19/05/2017 como a data correta da revogação da procuração, conforme alegado pelo Embargante, o ajuizamento da ação em 19/12/2018 interrompeu o prazo prescricional, conforme previsão do CCB/2002, art. 202, I. A interrupção da prescrição retroage à data do ajuizamento da ação, conforme o CPC/2015, art. 240, §1º, de forma que, quando da citação do réu, o prazo prescricional j"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

NARRATIVA DE FATO E DIREITO

O Embargante interpôs embargos de declaração visando ao reconhecimento da prescrição de sua pretensão de cobrança de honorários advocatícios, alegando erro material quanto à data de revogação da procuração. No entanto, a ação foi ajuizada dentro do prazo prescricional e a interrupção da prescrição ocorreu com o ajuizamento da demanda, conforme previsto no CCB/2002, art. 202, I e CPC/2015, art. 240, §1º.

A parte contrária poderá argumentar que a data de revogação da procuração foi incorretamente mencionada na decisão, mas tal erro, se existente, não altera o fato de que a prescrição foi validamente interrompida com o ajuizamento da ação, afastando qualquer prejuízo processual.

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

  • Prescrição: Perda do direito de ação pelo decurso do tempo, conforme os prazos definidos em lei.
  • Embargos de Declaração: Recurso destinado a sanar obscuridade, contradição, omissão ou erro material em decisões judiciais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os embargos de declaração interpostos pelo Embargante carecem de fundamento, uma vez que a interrupção da prescrição ocorreu com o ajuizamento da ação. O erro material alegado, se existente, não gera qualquer alteração no mérito da decisão, devendo os embargos ser rejeitados.



TÍTULO:
CONTRARRAZÕES AOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM AÇÃO DE COBRANÇA DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS


  1. Introdução

As presentes contrarrazões são apresentadas em face dos embargos de declaração interpostos pela parte embargante em uma ação de cobrança de honorários advocatícios. O recurso da embargante alega a ocorrência de prescrição no direito à cobrança, no entanto, tal alegação deve ser afastada em virtude da interrupção da prescrição que se deu com o ajuizamento da ação, conforme as disposições do CCB/2002 e do CPC/2015.

A tese da prescrição não encontra amparo nas normas que regem a interrupção do prazo prescricional, as quais determinam que, com o início do processo, a prescrição é interrompida, reiniciando-se apenas após o trânsito em julgado da decisão que extinguir a ação. Assim, as alegações da embargante carecem de fundamento jurídico.

Legislação:

CPC/2015, art. 487. Determina as hipóteses de extinção do processo com ou sem resolução de mérito.

CCB/2002, art. 202, I. Ajuizamento da ação interrompe a prescrição.

CCB/2002, art. 206, § 5º. Prazo prescricional de cinco anos para a cobrança de honorários advocatícios.


Jurisprudência:

Honorários advocatícios

Prescrição

Interrupção da prescrição


  1. Contrarrazões

As contrarrazões aos embargos de declaração visam rechaçar as alegações da parte embargante, que tenta, por meio dos embargos, modificar a decisão ou apontar omissões inexistentes. No presente caso, os embargos de declaração alegam prescrição do direito à cobrança de honorários advocatícios, argumento este que deve ser refutado. A interrupção da prescrição ocorreu com o ajuizamento da ação, conforme previsto no CCB/2002.

A interrupção do prazo prescricional ocorre quando o credor toma a medida judicial adequada para a satisfação do crédito, como no presente caso, sendo completamente descabido alegar prescrição após a propositura da ação.

Legislação:

CPC/2015, art. 1.022. Embargos de declaração podem ser opostos em caso de omissão, contradição ou obscuridade.

CCB/2002, art. 202, I. O ajuizamento da ação interrompe a prescrição.

CPC/2015, art. 219. A interrupção da prescrição retroage à data de ajuizamento da ação.


Jurisprudência:

Contrarrazões

Embargos de declaração

Prescrição


  1. Embargos de Declaração

Os embargos de declaração são recurso previsto para sanar omissões, contradições ou obscuridades na decisão judicial. Entretanto, a parte embargante utiliza os embargos para questionar uma questão de mérito já decidida – a prescrição. Não houve qualquer omissão ou contradição no julgamento. A alegação de prescrição é manifestamente infundada, uma vez que o direito de cobrança de honorários advocatícios foi resguardado pelo ajuizamento tempestivo da ação, que interrompeu o curso do prazo prescricional.

Legislação:

CPC/2015, art. 1.022. Embargos de declaração servem para corrigir omissão, contradição ou obscuridade.

CPC/2015, art. 1.023. Prazos para interposição dos embargos de declaração.

CCB/2002, art. 206, § 5º. Estabelece o prazo de prescrição para cobrança de honorários advocatícios.


Jurisprudência:

Embargos de declaração

Honorários advocatícios

Prescrição


  1. Prescrição

A prescrição é a perda do direito de exigir judicialmente uma obrigação pelo decurso do tempo. No entanto, conforme o CCB/2002, a prescrição é interrompida com o ajuizamento da ação, o que significa que o prazo é reiniciado a partir da data do trânsito em julgado da decisão que extinguir o processo. No presente caso, a ação de cobrança de honorários foi ajuizada tempestivamente, interrompendo o prazo prescricional e afastando qualquer alegação de prescrição.

Além disso, a jurisprudência consolidada determina que o ajuizamento tempestivo de ação de cobrança impede a consumação da prescrição durante o curso do processo.

Legislação:

CCB/2002, art. 202, I. Ajuizamento da ação interrompe a prescrição.

CCB/2002, art. 206, § 5º. Prazo de prescrição de cinco anos para cobrança de honorários advocatícios.

CPC/2015, art. 219. Efeitos da interrupção da prescrição pelo ajuizamento da ação.


Jurisprudência:

Prescrição

Honorários advocatícios

Interrupção da prescrição


  1. Cobrança de Honorários

A cobrança de honorários advocatícios é direito do advogado em virtude dos serviços prestados. A prescrição para a cobrança de honorários ocorre no prazo de cinco anos, conforme o CCB/2002. Entretanto, uma vez ajuizada a ação, ocorre a interrupção da prescrição, o que impede que o prazo prescricional seja considerado até a extinção da ação com decisão de mérito. No presente caso, o ajuizamento da ação ocorreu de forma tempestiva, afastando qualquer hipótese de prescrição.

Legislação:

CCB/2002, art. 206, § 5º. Estabelece o prazo de prescrição para cobrança de honorários.

CPC/2015, art. 487. Estabelece as hipóteses de extinção com resolução de mérito.

CCB/2002, art. 202, I. O ajuizamento da ação interrompe a prescrição.


Jurisprudência:

Honorários advocatícios

Cobrança de honorários

Prescrição


  1. Interrupção da Prescrição

A interrupção da prescrição ocorre com o ajuizamento da ação, conforme prevê o CCB/2002. Após a interrupção, o prazo prescricional é reiniciado apenas após o trânsito em julgado da decisão final que extingue o processo. No presente caso, a interrupção da prescrição foi efetivada quando a ação de cobrança de honorários foi proposta, não havendo, portanto, qualquer prescrição a ser reconhecida, conforme alegado pela parte embargante.

A jurisprudência é clara ao determinar que o ato de propositura da ação judicial interrompe o curso da prescrição, reiniciando-se apenas após o término da ação.

Legislação:

CCB/2002, art. 202, I. Interrupção da prescrição com o ajuizamento da ação.

CPC/2015, art. 219. Estabelece os efeitos da interrupção da prescrição.

CCB/2002, art. 206, § 5º. Estabelece o prazo de prescrição de cinco anos para a cobrança de honorários advocatícios.


Jurisprudência:

Interrupção da prescrição

Prescrição

Honorários advocatícios


  1. Advocacia

A advocacia é essencial para a administração da justiça, e o direito à cobrança de honorários é um reflexo do trabalho realizado pelo advogado. No caso em tela, a parte autora exerceu seu direito de cobrança de forma legítima e tempestiva, sendo absolutamente descabida a tentativa da parte embargante de questionar a prescrição, quando esta foi interrompida pelo ajuizamento da ação.

O exercício da advocacia pressupõe a observância dos direitos e garantias profissionais, incluindo o direito à justa remuneração pelos serviços prestados, de forma a garantir a segurança jurídica das relações.

Legislação:

Lei 8.906/1994, art. 22. Estabelece o direito dos advogados à percepção de honorários.

CPC/2015, art. 85. Regula a fixação de honorários sucumbenciais.

CCB/2002, art. 206, § 5º. Prazo de prescrição para a cobrança de honorários.


Jurisprudência:

Advocacia

Cobrança de honorários

Honorários advocatícios


  1. Considerações Finais

Diante do exposto, resta claro que a alegação de prescrição aventada pela parte embargante não merece prosperar. O ajuizamento da ação interrompeu o curso do prazo prescricional, conforme previsto no CCB/2002 e no CPC/2015. Ademais, os embargos de declaração interpostos não se prestam para rediscutir matéria já decidida e carecem de fundamento legal para provocar qualquer modificação na decisão.

Requer-se, portanto, que os embargos sejam rejeitados, mantendo-se a decisão proferida no tocante ao direito à cobrança de honorários advocatícios e à inexistência de prescrição.

Legislação:

CCB/2002, art. 202, I. Interrupção da prescrição com o ajuizamento da ação.

CPC/2015, art. 487. Regras sobre a extinção do processo com resolução de mérito.

CPC/2015, art. 1.022. Disposições sobre os embargos de declaração.


Jurisprudência:

Honorários advocatícios

Prescrição

Interrupção da prescrição


 


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração: Rejeição de Embargos Protelatórios e Aplicação de Multa

Modelo de Contrarrazões aos Embargos de Declaração: Rejeição de Embargos Protelatórios e Aplicação de Multa

Publicado em: 07/11/2023 CivelProcesso Civil

Contrarrazões apresentadas pelo embargado em face dos embargos de declaração interpostos pelo embargante, com fundamento no art. 1.023 do CPC/2015, defendendo a inexistência de omissões, obscuridades ou contradições na sentença atacada. Requer a rejeição dos embargos e a aplicação de multa conforme art. 1.026, §2º, do CPC, em caso de embargos manifestamente protelatórios, além da condenação do embargante ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios. Inclui citação de jurisprudências relevantes que sustentam a argumentação.

Acessar

Modelo de Exceção de Prescrição Intercorrente em Execução Fiscal – Cobrança de Tributos Federais

Modelo de Exceção de Prescrição Intercorrente em Execução Fiscal – Cobrança de Tributos Federais

Publicado em: 13/09/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de exceção de prescrição intercorrente em execução fiscal, baseado na inércia da União Federal por mais de cinco anos, com fundamento no CPC/2015 e na Lei de Execuções Fiscais (LEF).

Acessar

Modelo de Exceção de Pré-Executividade – Prescrição Intercorrente

Modelo de Exceção de Pré-Executividade – Prescrição Intercorrente

Publicado em: 16/09/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de petição de exceção de pré-executividade arguindo a prescrição intercorrente em execução, visando à extinção da execução e à declaração de inexigibilidade do débito.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 6x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.