Modelo de Impugnação ao Pedido de Justiça Gratuita em Ação de Arbitramento de Aluguel: Análise de Hipossuficiência Econômica
Publicado em: 24/02/2025 CivelProcesso CivilIMPUGNAÇÃO AO PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA
PREÂMBULO
ExcelentÃssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara CÃvel da Comarca de __________.
Processo nº _____________
João Genésio Corrêa, brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, vem, por meio de seu advogado, com endereço eletrônico __________, nos autos da Ação de Arbitramento de Aluguel que move em face de Márcio Corrêa, brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, apresentar a presente:
IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA
Com fundamento no artigo 99, §2º, do CPC/2015, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
Trata-se de Ação de Arbitramento de Aluguel ajuizada por João Genésio Corrêa, coproprietário de imóvel em condomÃnio com o requerido Márcio Corrêa, que ocupa o bem de forma exclusiva, sem qualquer contraprestação aos demais herdeiros.
Em sua contestação, o requerido solicitou os benefÃcios da justiça gratuita, alegando hipossuficiência econômica. Contudo, verifica-se que Márcio Corrêa é empresário, proprietário de uma empresa de transporte coletivo, cuja sede encontra-se localizada no imóvel objeto da presente demanda, o que demonstra sua capacidade financeira para arcar com as despesas processuais.
Assim, a alegação de hipossuficiência não encontra respaldo nos fatos e documentos apresentados, motivo pelo qual se impõe a impugnação ao pedido de justiça gratuita.
DO DIREITO
O benefÃcio da justiça gratuita é assegurado pelo CF/88, art. 5º, LXXIV, e regulamentado pelo CPC/2015, art. 98, sendo destinado à queles que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com as despesas do processo.
De acordo com o CPC/2015, art. 99, §2º, cabe à parte contrária demonstrar a inexistência ou o desaparecimento dos requisitos essenciais à concessão do benefÃcio. No presente caso, o impugnado"'>...