Modelo de Inventário Extrajudicial de Bens em União Estável com Partilha de Meação e Direitos Sucessórios

Publicado em: 27/11/2024 Familia Sucessão
Este modelo de inventário extrajudicial visa a partilha dos bens deixados por F. P. dos S., falecido, que vivia em união estável com a primeira requerente, M. A. de S. O documento estabelece os direitos de meção e de herança, com base na legislação pertinente (CCB/2002, art. 1.790) e na Constituição Federal de 1988, art. 226, §3º. O inventário será realizado de forma extrajudicial, sendo que todas as partes são maiores, capazes e concordam com os termos da partilha apresentada.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) OFICIAL DO CARTÓRIO DE NOTAS DA COMARCA DE ___

REQUERENTES:

  1. M. A. de S., brasileira, convivente em união estável, CPF nº 123.456.789-00, residente e domiciliada na Rua X, nº 123, Bairro Y, Cidade Z, UF, CEP 12345-678, e-mail: [email protected];

  2. J. P. dos S., brasileiro, solteiro, CPF nº 987.654.321-00, residente na Rua A, nº 456, Bairro B, Cidade Z, UF, CEP 12345-678, e-mail: [email protected];

  3. L. M. dos S., brasileiro, solteiro, CPF nº 234.567.890-11, residente na Rua C, nº 789, Bairro D, Cidade Z, UF, CEP 12345-678, e-mail: [email protected];

  4. R. F. dos S., brasileiro, solteiro, CPF nº 345.678.901-22, residente na Rua E, nº 101, Bairro F, Cidade Z, UF, CEP 12345-678, e-mail: [email protected];

OBJETO: INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL

EGRÉGIO OFICIAL,

Os requerentes, acima qualificados, vêm, por meio de seus advogados infra-assinados, com fundamento na Lei 11.441/2007, requerer a lavratura de escritura pública de inventário extrajudicial, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I - DOS FATOS

O falecido, F. P. dos S., era divorciado e, posteriormente, passou a viver em união estável com a primeira requerente, M. A. de S., tendo constituído, com ela, uma convivência duradoura, pública e contínua, caracterizando-se como entidade familiar, conforme CF/88, art. 226, §3º.

Durante a união estável, o casal adquiriu bens, dos quais 50% já se encontram registrados em nome da convivente M. A. de S., como sua meação. Os outros 50% dos bens deverão ser partilhados conforme os termos aqui apresentados, de acordo com a legislação vigente.

II - DO DIREITO

a. DA PARTILHA DOS BENS

Nos termos do CCB/2002, art. 1.790, III, e considerando a existência da união estável entre o falecido e a primeira requerente, M. A. de S. faz jus à meação dos bens adquiridos onerosamente durante a convivência, o que corresponde a 50% do patrimônio. Os outros 50% devem ser partilhados, sendo 25% destinados à convivente e os 25% restantes divididos igualmente entre os três filhos do falecido, J. P. dos S., L. M. dos S. e R. F. dos S....

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Narrativa de Fato e Direito

O falecido, F. P. dos S., viveu em união estável com M. A. de S., a primeira requerente, caracterizando uma entidade familiar conforme a Constituição Federal de 1988 (art. 226, §3º). Durante a convivência, o casal adquiriu bens de forma onerosa, dos quais 50% foram atribuídos à convivente como sua meção, restando a necessidade de partilhar os demais 50% dos bens. A partilha deve ser realizada conforme previsto no Código Civil de 2002, art. 1.790, III, garantindo 25% dos bens à convivente e os outros 25% divididos igualmente entre os três filhos do falecido, J. P. dos S., L. M. dos S., e R. F. dos S.

Defesas que Podem Ser Opostas pela Parte Contrária

Os filhos do falecido poderiam alegar que a união estável entre F. P. dos S. e M. A. de S. não era devidamente caracterizada como entidade familiar, tentando desqualificar o direito da convivente à meção e à herança. Poderiam também questionar o valor da partilha, alegando que os bens adquiridos durante a união estável não foram integralmente comprovados como pertencentes ao casal, ou que os bens deveriam ser partilhados em proporção diferente.

Outro ponto de defesa seria a tentativa de invocar entendimento jurisprudencial desfavorável à convivente, argumentando que o art. 1.790 do Código Civil não lhe concederia o mesmo direito sucessório que a um cônjuge em casamento, tentando limitar os direitos da primeira requerente ao usufruto dos bens apenas, ao invés de direitos patrimoniais definitivos.

Conceitos e Definições do Documento

  • Inventário Extrajudicial: Procedimento para a partilha dos bens deixados por uma pessoa falecida, realizado em cartório, desde que todos os herdeiros sejam maiores, capazes e estejam de acordo quanto à partilha dos bens.

  • União Estável: Forma de constituição de entidade familiar reconhecida pelo ordenamento jurídico brasileiro, caracterizada pela convivência pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituição de família.

  • Meação: Direito do convivente ou cônjuge à metade dos bens adquiridos onerosamente durante a relação, em razão do regime de comunhão parcial de bens.

  • Partilha de Bens: Ato de divisão dos bens deixados por uma pessoa falecida entre seus herdeiros, de acordo com as regras previstas no ordenamento jurídico.

Considerações Finais

Este modelo de inventário extrajudicial busca resguardar os direitos da convivente e dos demais herdeiros, garantindo a partilha dos bens de forma justa e de acordo com a legislação vigente. A união estável é devidamente reconhecida e assegurada pela Constituição e pelo Código Civil, garantindo à convivente os direitos de meção e participação na herança, e preservando a segurança jurídica e a dignidade das partes envolvidas.

 


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação de Partilha Após Realização de Escritura Pública de Dissolução da União Estável com Cláusula de Inexistência de Bens

Modelo de Ação de Partilha Após Realização de Escritura Pública de Dissolução da União Estável com Cláusula de Inexistência de Bens

Publicado em: 01/06/2024 Familia Sucessão

Modelo de petição inicial para ação de partilha, após a realização de escritura pública de dissolução de união estável contendo cláusula de inexistência de bens, com fundamentação legal, constitucional e jurídica. Inclui argumentação detalhada, defesas possíveis e jurisprudência relevante.

Acessar

Modelo de Pedido de Habilitação no Processo de Inventário como Meeira - União Estável Reconhecida

Modelo de Pedido de Habilitação no Processo de Inventário como Meeira - União Estável Reconhecida

Publicado em: 09/10/2024 Familia Sucessão

Modelo de petição de habilitação no processo de inventário para viúva reconhecida como companheira em união estável, requerendo sua inclusão como meeira. Contém fundamentos legais e constitucionais, narrativa dos fatos e conceitos aplicáveis, visando garantir a meação dos bens adquiridos durante a união estável.

Acessar

Modelo de Contestação de Reconhecimento de União Estável Post Mortem

Modelo de Contestação de Reconhecimento de União Estável Post Mortem

Publicado em: 24/09/2024 Familia Sucessão

Modelo de contestação em ação de reconhecimento de união estável post mortem, onde a autora alega convivência com o falecido, sem filhos e sem provas públicas suficientes. A peça processual refuta as alegações, com base na ausência de evidências claras e outros argumentos jurídicos. Inclui fundamentação legal e constitucional, defesas possíveis e os princípios que regem o reconhecimento de união estável.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 19,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 29,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 26,63 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 79,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 21,65 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 129,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 15,70 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 219,90

Parcele em até 6x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.