Modelo de Manifestação à Impugnação ao Cumprimento de Sentença: Rejeição de Impugnação por Inconsistência nos Cálculos e Prosseguimento da Execução
Publicado em: 14/05/2024 Processo CivilManifestação à Impugnação ao Cumprimento de Sentença
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _____________
Processo nº: ____________
Nome do Exequente: ____________
Nome do Executado: ____________
____________, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar sua MANIFESTAÇÃO À IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, nos termos do art. 525 do CPC/2015, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
dos fatos
O Exequente deu início ao cumprimento de sentença com base no título executivo judicial transitado em julgado, apresentando os cálculos do valor devido. Contudo, o Executado apresentou impugnação ao cumprimento de sentença, alegando excesso de execução, sem, no entanto, realizar o depósito do valor incontroverso, conforme determina o CPC/2015, art. 525, §6º.
Ademais, os cálculos apresentados pelo Executado na impugnação estão equivocados, conforme será demonstrado a seguir, sendo necessário o ajuste para que se respeite o título executivo judicial.
do direito
Inicialmente, é importante destacar que o título executivo judicial deve ser executado fielmente, conforme disposto no CPC/2015, art. 509, §4º. Não cabe ao Executado, nesta fase processual, rediscutir o conteúdo do julgado, em razão da preclusão (CPC/2015, arts. 223, 505 e 507) e da coisa julgada (CPC/2015, art. 502).
O CPC/2015, art. 525, §4º, estabelece que, ao alegar excesso de execução, o Executado deve indicar o valor que entende correto, apresentando demonstrativo discriminado e atualizado do cálculo. No entanto, os cálculos apresentados pelo Executado não refletem os critérios estabelecidos no título executivo judicial, o que compromete a validade de sua impugnação.
Além disso, o Executado não realizou o depósito do valor incontroverso, conforme exigido pelo CPC/2015, art. 525, §6º, o que demonstra a ausência de boa-fé processual e configura descumprimento de obrigação legal.
Por fim, os cálculos apresentados pelo Exequente estão corretos e de acordo com os critérios estabelecidos no título executivo judicial, não havendo que se falar em excesso de execução.
jurisprudências
O entendimento jurisprudencial reforça a necessidade de observância ao título executivo judicial e aos critérios por ele estabelecidos, bem como a obrigatoriedade de depósito do valor incontroverso pelo Executado. Nesse sentido:
TJSP (20ª Câmara de Direito Privado) - Agravo de Instrumento 2235569-10.2024.8.26.0000 - São Vicente
"'>...