Modelo de Manifestação à Impugnação ao Cumprimento de Sentença por Excesso de Execução fundamentada no CPC/2015

Publicado em: 21/05/2024 Processo Civil
Documento jurídico que apresenta manifestação em face de impugnação ao cumprimento de sentença por excesso de execução, demonstrando a regularidade dos cálculos apresentados pelo exequente e refutando as alegações do executado. Fundamentado nos artigos 502, 509, 525 e outros dispositivos do CPC/2015, o documento aborda os requisitos legais para a impugnação, a necessidade de cálculos discriminados por parte do executado e a observância dos princípios da coisa julgada e preclusão. Inclui pedidos de rejeição da impugnação, condenação ao pagamento de custas e honorários advocatícios, e cita jurisprudências relevantes.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCAL]

Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]

[NOME COMPLETO DO EXEQUENTE], já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar sua MANIFESTAÇÃO À IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA POR EXCESSO DE EXECUÇÃO, com fundamento no art. 525, §§ 4º e 5º, do CPC/2015, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

PREÂMBULO

A presente manifestação tem por objetivo refutar as alegações apresentadas pelo executado em sua impugnação ao cumprimento de sentença, demonstrando a regularidade dos cálculos apresentados pelo exequente e a inexistência de excesso de execução, conforme será detalhado a seguir.

DOS FATOS

Trata-se de cumprimento de sentença promovido pelo exequente, com base em título executivo judicial transitado em julgado, no qual foi reconhecido o direito ao recebimento do valor de [INSERIR VALOR], devidamente atualizado e acrescido de juros de mora.

O executado apresentou impugnação ao cumprimento de sentença, alegando suposto excesso de execução, sem, contudo, demonstrar de forma clara e objetiva os valores que entende devidos, tampouco apresentar demonstrativo discriminado e atualizado de seu cálculo, conforme exigido pelo CPC/2015, art. 525, §§ 4º e 5º.

DO DIREITO

Inicialmente, cumpre destacar que o título executivo judicial deve ser executado fielmente, conforme disposto no CPC/2015, art. 509, §4º. É incabível a reabertura da discussão sobre o conteúdo do julgado exequendo, em razão da preclusão (CPC/2015, arts. 223, 505 e 507) e da coisa julgada (CPC/2015, art. 502).

A impugnação ao cumprimento de sentença somente pode versar sobre as matérias elencadas no CPC/2015, art. 525, §1º, tais como causas impeditivas, modificativas ou extintivas da obrigação, supervenientes à sentença. No entanto, no presente caso, o executado não apresentou qualquer fundamento válido que se enquadre nas hipóteses legais.

Ademais, ao alegar excesso de execução, o executado tem o ônus de indicar o valor que entende correto para a dívida exequenda, de forma justificada, e apresentar demonstrativo discriminado e atualizado de seu cálculo, conforme disposto no CPC/2015, art. 525, §§ 4º e 5º. A ausência de tais elementos implica a rejeição liminar ou o não conhecimento do fundamento alegado.

No caso em tela, o exequente apresentou cálculos detalhados e fundamentados, observando os critérios estabele"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de Recurso interposto pelo executado em face da decisão que rejeitou sua impugnação ao cumprimento de sentença. A impugnação foi apresentada sob a alegação de excesso de execução, sem, contudo, conter a indicação de valores que supostamente seriam devidos, nem a apresentação de demonstrativo discriminado e atualizado, conforme exigido pelo Código de Processo Civil de 2015, art. 525, §§ 4º e 5º.

O exequente, em contrapartida, apresentou manifestação refutando os argumentos do executado e requerendo a rejeição da impugnação, com fundamento na coisa julgada, na preclusão, e na ausência de comprovação de qualquer excesso nos cálculos apresentados.

Fundamentação

Nos termos do art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, passo a proferir decisão fundamentada, considerando os fatos e fundamentos legais aplicáveis ao caso.

1. Da Coisa Julgada e da Preclusão

O título executivo judicial deve ser executado fielmente, conforme disposto no Código de Processo Civil de 2015, art. 509, § 4º. É vedada a reabertura de discussão sobre o conteúdo do julgado, haja vista a ocorrência da coisa julgada (art. 502 do CPC/2015) e da preclusão (arts. 223, 505 e 507 do CPC/2015).

2. Da Obrigação do Executado

A impugnação ao cumprimento de sentença, com base em alegação de excesso de execução, exige que o executado indique o valor que entende devido, apresentando um demonstrativo discriminado e atualizado, conforme disposto no art. 525, §§ 4º e 5º, do CPC/2015.

Contudo, no caso em tela, o executado não cumpriu tal exigência, limitando-se a arguir genericamente o alegado excesso, sem comprovação ou fundamentação adequada. Tal conduta não pode ser admitida, sob pena de prejudicar o regular andamento do processo e a efetividade da tutela jurisdicional.

3. Da Regularidade dos Cálculos do Exequente

Por outro lado, os cálculos apresentados pelo exequente observam os critérios estabelecidos no título executivo judicial, estando devidamente atualizados e fundamentados. Não há qualquer indício de irregularidade ou excesso de execução.

4. Das Jurisprudências Pertinentes

A jurisprudência consolidada ampara o entendimento de que o título executivo judicial deve ser executado fielmente, sendo incabível a rediscussão da matéria já julgada:

  • TJSP (20ª Câmara de Direito Privado) - Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP - São José dos Campos: "O título executivo deve ser executado fielmente (CPC/2015, art. 509, §4º), sendo incabível a reabertura da discussão sobre o conteúdo do julgado exequendo, em razão da preclusão (CPC/2015, arts. 223, 505 e 507), bem como com relação ao julgado transitado em julgado, ante a inadmissibilidade de sua alteração em obediência à coisa julgada (CPC/2015, art. 502)."
  • TJSP (9ª Câmara de Direito Público) - Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP - São Paulo: "Não evidenciado excesso de execução. A Taxa SELIC deve incidir sobre o valor consolidado, que inclui o crédito principal atualizado por juros de mora e correção monetária, não configurando anatocismo."

Dispositivo

Diante do exposto, com fundamento no art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, e nos arts. 502, 509, §4º, e 525, §§4º e 5º do Código de Processo Civil de 2015, voto pela rejeição da impugnação ao cumprimento de sentença apresentada pelo executado.

Assim, conheço do recurso interposto, mas nego-lhe provimento, mantendo a decisão de origem e determinando o prosseguimento da execução, com a condenação do executado ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, fixados em 10% (dez por cento) sobre o valor atualizado do débito, nos termos do art. 85, §2º, do CPC/2015.

É como voto.


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Impugnação à Execução em Liquidação por Arbitramento: Alegação de Excesso de Execução e Preclusão

Modelo de Impugnação à Execução em Liquidação por Arbitramento: Alegação de Excesso de Execução e Preclusão

Publicado em: 26/01/2025 Processo Civil

Modelo jurídico de impugnação à execução em liquidação por arbitramento, fundamentada no CPC/2015, art. 525, §1º, para contestar excesso de execução. O documento aborda a divergência entre o valor fixado em perícia judicial (R$ 180.000,00) e a planilha apresentada pelo credor (R$ 665.000,00), evidenciando desrespeito ao princípio da segurança jurídica e à boa-fé processual. Inclui fundamentação jurídica, jurisprudências, e pedidos de correção do valor e condenação do credor ao pagamento de honorários advocatícios.

Acessar

Modelo de Manifestação à Impugnação ao Cumprimento de Sentença: Rejeição de Impugnação por Inconsistência nos Cálculos e Prosseguimento da Execução

Modelo de Manifestação à Impugnação ao Cumprimento de Sentença: Rejeição de Impugnação por Inconsistência nos Cálculos e Prosseguimento da Execução

Publicado em: 14/05/2024 Processo Civil

Modelo de manifestação à impugnação ao cumprimento de sentença apresentada pelo exequente, fundamentada no CPC/2015. O documento aborda a ausência de depósito do valor incontroverso por parte do executado, argumenta contra os cálculos incorretos apresentados na impugnação e defende a fiel execução do título executivo judicial transitado em julgado, com base nos artigos 502, 509 e 525, §4º e §6º, do CPC/2015. Inclui jurisprudências pertinentes, pedidos de rejeição da impugnação, prosseguimento da execução e condenação do executado ao pagamento de honorários e custas processuais.

Acessar

Modelo de Impugnação à Exceção de Pré-Executividade em Cumprimento de Sentença

Modelo de Impugnação à Exceção de Pré-Executividade em Cumprimento de Sentença

Publicado em: 21/11/2024 Processo Civil

Modelo de impugnação à exceção de pré-executividade, utilizado para combater alegativas do executado que busca impedir o prosseguimento de uma execução judicial. O modelo detalha a ausência de fundamentação das alegativas de inexistência de pressupostos processuais e excesso de execução, além de reforçar a legitimidade do cumprimento de sentença e identificar o caráter protelatório do executado. Inclui fundamentos legais do CPC/2015 e da Constituição Federal de 1988.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.