Modelo de Manifestação de Guardião Legal com Pedido de Homologação de Desinteresse na Continuidade de Processo e Percepção de Valores pela Genitora

Publicado em: 22/01/2025 CivelProcesso Civil Familia
A presente manifestação, apresentada por Maria do Carmo de Almeida Clementino, guardiã legal dos menores Maria Clara Pereira Clementino e Ian Clementino Pereira, destina-se ao Juízo da 1ª Vara da Comarca de Cabrobó/PE, com o objetivo de informar o desinteresse na continuidade do processo nº 0000282-67.2019.8.17.2380 e na percepção de valores oriundos da genitora, Maria Aldenice Pereira. Fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Civil, a requerente solicita a homologação de sua manifestação, com base no princípio do melhor interesse das crianças. A manifestação também apresenta jurisprudências pertinentes e reafirma o compromisso com o bem-estar dos menores.

AO JUÍZO DE DIREITO DA 1ª VARA DA COMARCA DE CABROBÓ - PERNAMBUCO

Processo nº: 0000282-67.2019.8.17.2380

Polo Ativo: I. J. C. e outros

Polo Passivo: M. A. P.

MANIFESTAÇÃO

M. DO C. DE A. C., devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, na qualidade de guardiã legal dos menores M. C. P. C. e I. C. P., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar a presente manifestação, nos seguintes termos:

PREÂMBULO

A presente manifestação tem como objetivo informar a este juízo que a requerente, na qualidade de guardiã legal dos menores, não possui interesse na continuidade do feito, tampouco na percepção de valores oriundos da genitora, M. A. P., conforme será detalhado a seguir.

DOS FATOS

Conforme já decidido nos autos do processo nº 0000570-15.2019.8.17.2380, foi deferida a guarda dos menores M. C. P. C. e I. C. P. à requerente, M. do C. de A. C., avó paterna das crianças. A decisão foi fundamentada no princípio do melhor interesse da criança, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Desde então, a requerente tem exercido plenamente os cuidados necessários ao desenvolvimento material, social e afetivo dos menores, sem qualquer necessidade de auxílio financeiro por parte da genitora, Maria Aldenice Pereira.

Ademais, a requerente manifesta que não possui interesse na continuidade do presente feito, tampouco na percepção de qualquer valor ou pensão alimentícia oriunda da genitora.

DO DIREITO

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), art. 33, §2º, a guarda confere ao guardião o dever de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, atribuindo-lhe a responsabilidade direta pelos cuidados necessários ao seu desenvolvimento.

Além disso, o princípio do melhor interesse da criança, previsto no ECA, art. 4º, deve prevalecer em qualquer decisão judicial que envolva menores, assegurando-lhes proteção integral e condições adequadas para o pleno desenvolvimento.

...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Preâmbulo

Trata-se de manifestação apresentada por M. do C. de A. C., representante legal dos menores M. C. P. C. e I. C. P., no processo nº Acórdão/TJSP, em que a requerente solicita a homologação do desinteresse na continuidade do feito e na percepção de valores oriundos da genitora, M. A. P..

Relatório

A requerente, na qualidade de guardiã legal dos menores, argumenta que vem exercendo plenamente seus deveres, com base no princípio do melhor interesse da criança, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Alega não necessitar de auxílio financeiro ou pensão alimentícia por parte da genitora e manifesta sua vontade de não prosseguir com o feito.

Fundamentos

1. Dos Fatos

Consta nos autos que a guarda dos menores foi deferida à requerente com base no princípio do melhor interesse da criança, previsto no artigo 4º do ECA. Desde então, a guardiã tem desempenhado todos os cuidados necessários ao desenvolvimento dos menores, dispensando qualquer auxílio financeiro da genitora.

2. Do Direito

Nos termos do artigo 33, §2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a guarda confere ao guardião legal o dever de assistência material, moral e educacional, atribuindo-lhe a responsabilidade direta pelos cuidados necessários ao desenvolvimento da criança ou adolescente. Ademais, o artigo 1.634 do Código Civil estabelece que compete ao guardião legal o exercício do poder familiar.

O princípio do melhor interesse da criança, consagrado no ECA, reforça que qualquer decisão judicial deve priorizar o bem-estar, a proteção integral e as condições adequadas ao pleno desenvolvimento do menor.

3. Da Jurisprudência

Os precedentes judiciais reforçam a autonomia do guardião legal em decidir sobre questões que envolvam menores sob sua guarda:

  • Representação judicial de menor impúbere: \"A representação processual de menor impúbere pode ser exercida em conjunto pelos genitores, ou então, separadamente, por cada um deles, ressalvadas as hipóteses de destituição do poder familiar, ausência ou de potencial conflito de interesses.\" (STJ, REsp Acórdão/STJ, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em 14/05/2024, DJ 21/05/2024)
  • Agravo de Instrumento - Cumprimento de Sentença: \"Prestígio do poder familiar que detém a genitora representante, nos termos do CCB, art. 1.689. Ausência de indícios de dilapidação ou malversação na espécie.\" (TJSP, Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP, Rel. Des. Donegá Morandini, julgado em 16/09/2024, DJ 16/09/2024)

Voto

Em atenção ao disposto no artigo 93, IX, da Constituição Federal de 1988, que exige o dever de fundamentação de todas as decisões judiciais, passo ao voto.

A análise dos autos revela que a requerente exerce a guarda plena dos menores, assegurando seu bem-estar e pleno desenvolvimento, em conformidade com os preceitos legais e constitucionais. Não há qualquer indicativo de necessidade de valores oriundos da genitora para o sustento ou cuidados dos menores, tampouco prejuízo ao princípio do melhor interesse da criança.

Assim, considerando os fundamentos apresentados, os dispositivos legais aplicáveis e a jurisprudência pertinente, voto pelo conhecimento do pedido e pela sua procedência nos seguintes termos:

  1. Homologação da manifestação de desinteresse da requerente na continuidade do feito;
  2. Declaração da desnecessidade de percepção de valores oriundos da genitora, Maria Aldenice Pereira, em favor dos menores;
  3. Determinação para que a presente decisão seja juntada aos autos e produza os efeitos legais cabíveis.

Termos Finais

É como voto.

Cabrobó/PE, data.

Magistrado: __________________________


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Aditamento de Petição Inicial para Inclusão de Genitora no Polo Ativo de Ação de Alimentos

Modelo de Aditamento de Petição Inicial para Inclusão de Genitora no Polo Ativo de Ação de Alimentos

Publicado em: 23/10/2024 CivelProcesso Civil Familia

Modelo de petição para aditamento de inicial em ação de alimentos, com fundamento nos princípios do melhor interesse da criança e coparentalidade, visando incluir a genitora no polo ativo da demanda.

Acessar

Modelo de Manifestação do Autor sobre Desinteresse em Audiência de Conciliação em Ação Cível na 8ª Vara Cível de Aracaju

Modelo de Manifestação do Autor sobre Desinteresse em Audiência de Conciliação em Ação Cível na 8ª Vara Cível de Aracaju

Publicado em: 13/12/2024 CivelProcesso Civil Familia

Documento de manifestação protocolado pelo CENTRO EDUCACIONAL FUTURO FELIZ, na qualidade de Autor, em processo cível nº 202210800401, tramitando na 8ª Vara Cível de Aracaju, informando desinteresse na realização de audiência de conciliação, com base no art. 319, VII do CPC/2015. O Autor fundamenta sua posição por meio de princípios como celeridade processual e economia processual, além de citar jurisprudências e doutrinas que corroboram a desnecessidade da audiência no caso concreto. Requer o prosseguimento do feito e a intimação da parte Ré para manifestação.

Acessar

Modelo de Manifestação sobre Relatório de Estudo Social em Ação de Guarda Unilateral: Pedido de Reversão da Guarda em Favor da Genitora com Base no Melhor Interesse da Criança

Modelo de Manifestação sobre Relatório de Estudo Social em Ação de Guarda Unilateral: Pedido de Reversão da Guarda em Favor da Genitora com Base no Melhor Interesse da Criança

Publicado em: 04/12/2024 CivelProcesso Civil Familia

Análise de manifestação apresentada em ação de guarda unilateral, na qual a genitora, M. F. de S. L., solicita a reversão da guarda do menor, atualmente sob o genitor, C. E. da S., com base no relatório de estudo social que conclui pela adequação do ambiente materno para o desenvolvimento saudável da criança. O documento fundamenta-se no princípio do melhor interesse da criança (art. 227 da CF/88), no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 19 e 23) e no Código Civil (art. 1.583, §2º), além de apresentar jurisprudências pertinentes e pedidos específicos ao juízo.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.