Modelo de Manifestação do Requerente para Rejeição de Pedido de Suspensão de Reintegração de Posse com Base em Ação de Usucapião
Publicado em: 03/04/2025 CivelProcesso Civil Direito ImobiliárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANDRADAS/MG
Processo nº: ___________
REQUERENTE: J. C. R.
REQUERIDO: ___________
MANIFESTAÇÃO
J. C. R., já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar MANIFESTAÇÃO em face do pedido formulado pelo Requerido, nos seguintes termos:
PREÂMBULO
O Requerido pleiteia a aplicação do CPC/2015, art. 55, § 1º, § 2º, incisos I e II, e § 3º, alegando a propositura de ação de Usucapião Extraordinário (autos nº 5005121-37.2022.8.13.0026) como fundamento para a suspensão da reintegração de posse do Requerente. Contudo, tal pedido não merece prosperar, conforme demonstrado a seguir.
DOS FATOS
1. O Requerente ajuizou ação de reintegração de posse em razão do esbulho praticado pelo Requerido, tendo obtido decisão favorável para a reintegração de posse do imóvel objeto da lide.
2. O Requerido, em tentativa de obstar o cumprimento da decisão, ajuizou ação de Usucapião Extraordinário, utilizando-a como fundamento para requerer a suspensão da reintegração de posse.
3. Contudo, tal pretensão é descabida, pois a alegação de usucapião não pode ser utilizada como meio de suspender ou impedir a execução de decisão em ação possessória, conforme será demonstrado a seguir.
DO DIREITO
4. A pretensão do Requerido de suspender a reintegração de posse com base na propositura de ação de usucapião encontra óbice na legislação e na jurisprudência pátria.
5. O CPC/2015, art. 557, dispõe que, na pendência de ação possessória, é vedado tanto ao autor quanto ao réu propor ação de reconhecimento de domínio. Tal dispositivo visa a preservar a estabilidade das relações possessórias e evitar que a discussão sobre o domínio interfira no direito possessório.
6. Ademais, a alegação de usucapião como matéria de defesa em ação possessória não tem natureza jurídica de ação, sendo admitida apenas para fins de manutenção da posse, conforme entendimento consolidado. O pedido de declaração de usucapião deve ser requerido pela via própria, respeitando os procedimentos específicos, como a ci"'>...