Modelo de Pedido de Concessão de Gratuidade da Justiça em Ação Cível com Base no CPC/2015 e CF/88
Publicado em: 27/03/2025 CivelProcesso CivilConstitucionalEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
[Inserir cidade], [Inserir data]
PROCESSO Nº [INSERIR NÚMERO]
REQUERENTE: [NOME COMPLETO DO REQUERENTE], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [inserir número] e RG nº [inserir número], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [inserir e-mail].
REQUERIDO: [NOME COMPLETO DO REQUERIDO], [qualificação completa], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [inserir e-mail].
PREÂMBULO
[NOME COMPLETO DO REQUERENTE], devidamente qualificado nos autos, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 98 e seguintes e na CF/88, art. 5º, LXXIV, requerer a concessão do benefício da GRATUIDADE DA JUSTIÇA, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente é pessoa natural que se encontra em situação de hipossuficiência econômica, não possuindo condições de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do próprio sustento e de sua família.
Para comprovar sua condição financeira modesta, o Requerente junta aos autos os seguintes documentos: [listar documentos anexados, como declaração de imposto de renda, contracheques, extratos bancários, etc.].
Dessa forma, faz-se necessário o deferimento do benefício da gratuidade da justiça, conforme será demonstrado a seguir.
DO DIREITO
A gratuidade da justiça é um direito fundamental assegurado pela CF/88, art. 5º, LXXIV, dispõe que "o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos".
O CPC/2015, art. 98 e seguintes, regulamenta o direito à gratuidade da justiça, estabelecendo que ela será concedida àqueles que demonstrarem não possuir condições de arcar com as despesas processuais sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família.
O CPC/2015, art. 99, § 3º prevê que "presume-se verdadeira a alegação de insuficiência deduzida exclusivamente por pessoa natural". Assim, basta a apresentação da declaração de hipossuficiência para que seja reconhecida a presunção de veracid"'>...