Modelo de Pedido de Habilitação de Advogado nos Autos do Processo com Fundamentação no CPC/2015 e CF/88
Publicado em: 22/02/2025 AdvogadoCivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº: [inserir número do processo]
Requerente: [inserir nome do requerente]
Requerido: [inserir nome do requerido]
PREÂMBULO
[Nome do advogado], devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº [número da OAB], com escritório profissional localizado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, nos termos do CPC/2015, art. 76, § 1º, I, e art. 103, requerer sua habilitação nos autos do processo em epígrafe, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O requerente foi constituído como advogado pela parte [nome da parte], conforme procuração anexa, para atuar no presente processo. Contudo, até o momento, não foi formalmente habilitado nos autos, o que impede o exercício pleno de sua função de representação processual.
A ausência de habilitação formal pode gerar prejuízos à parte representada, especialmente no que tange à prática de atos processuais essenciais à defesa de seus direitos. Assim, faz-se necessário o presente pedido para regularizar a representação nos autos.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 103, o advogado devidamente constituído por procuração tem o direito de atuar no processo em nome de seu cliente, sendo imprescindível sua habilitação formal para o exercício pleno de suas prerrogativas legais.
Ademais, o CPC/2015, art. 76, § 1º, I, prevê que, na ausência de regularização da representação processual, o juiz deve intimar a parte para sanar o vício, sob pena de extinção do processo sem resolução do mérito. Tal dispositivo reforça a necessidade de que a atuação do advogado seja formalmente reconhecida nos autos.
A habilitação do advogado é também uma garantia do contraditório e da ampla defesa, princípios consagrados pela CF/88, art. 5º, LV, que asseguram às partes o direito de serem representadas por profissional habilitado em todas as fases do processo.
JURISPRUDÊNCIAS
A jurisprudência tem reiteradamente reconhecido a importância da regularização da representação processual para a validade dos atos praticados no processo. Nesse sentido:
- "'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: