Modelo de Petição de Habilitação de Advogado em Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável Post Mortem

Publicado em: 15/04/2025 Processo Civil Familia Sucessão
Modelo de petição de habilitação de advogado nos autos de ação de reconhecimento e dissolução de união estável post mortem, com fundamento no CPC/2015, art. 105. O advogado requer sua atuação como patrono de parte interessada, herdeiro do falecido, com o objetivo de impugnar a data alegada de início e término da união estável. O documento apresenta fundamentação jurídica, jurisprudência pertinente e requerimentos formais, como a inclusão do nome do advogado no processo e a concessão de prazo para manifestação.

PETIÇÃO DE HABILITAÇÃO DE ADVOGADO NOS AUTOS

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DO FORO REGIONAL DE ITAQUERA – COMARCA DE SÃO PAULO – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

1. QUALIFICAÇÃO DO ADVOGADO E INDICAÇÃO DO NÚMERO DO PROCESSO

Processo nº 1004334-05.2024.8.26.0201

A. B. C., advogado, inscrito na OAB/SP sob o nº 000000, com escritório profissional situado na Rua Exemplo, nº 123, Bairro Modelo, CEP 00000-000, São Paulo/SP, endereço eletrônico [email protected], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 105, requerer sua:

HABILITAÇÃO NOS AUTOS

na qualidade de patrono da parte interessada, com o objetivo de promover a defesa de seus direitos no processo em epígrafe, especialmente para contestar a data informada pela requerente na presente ação de reconhecimento e dissolução de união estável post mortem.

2. EXPOSIÇÃO DOS FATOS

Trata-se de ação de reconhecimento e dissolução de união estável post mortem, ajuizada por M. F. de S. L., em face do espólio de J. R. da S., falecido em data não especificada nos autos, com o objetivo de ver reconhecida a existência de união estável entre a autora e o falecido.

Ocorre que a parte ora representada pelo subscritor desta petição possui legítimo interesse na causa, na condição de herdeiro e/ou interessado direto na sucessão do falecido, e pretende, por meio de sua habilitação, apresentar contestação quanto à data de início e término da suposta união estável, conforme alegado pela autora.

Destaca-se que a data indicada pela requerente não condiz com a realidade dos fatos, sendo necessária a atuação técnica para preservar a verdade processual e os direitos da parte ora representada.

3. DO DIREITO

Nos termos do CPC/2015, art. 105, é assegurado ao advogado, munido de instrumento de mandato, o direito de habilitar-se nos autos para representar a parte interessada, podendo praticar todos os atos processuais em sua defesa.

Ademais, o CPC/2015, art. 112, dispõe que a parte será representada em juízo por advogado legalmente habilitado, mediante procuração nos autos, sendo indispensável a presença do patrono para a prática de atos processuais, conforme a CF/88, art. 133.

No presente caso, a habilitação do advogado é necessária para garantir o contraditório e a ampla defesa (CF/88, art. 5º, LV), princípios basilares do devido processo legal, permitindo que a parte interessada possa impugnar os fatos alegados pela autora, especialmente no que tange à data de início da suposta união estável.

Importante destacar que a união estável, para ser reconhecida judicialmente, deve atender aos requisitos do CCB/2"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

VOTO

Cuida-se de ação de reconhecimento e dissolução de união estável post mortem, ajuizada por M. F. de S. L., em face do espólio de J. R. da S., tendo como cerne da controvérsia a existência e o período da suposta união estável.

Sobreveio aos autos petição de habilitação do advogado A. B. C., regularmente inscrito na OAB/SP, requerendo sua inclusão como patrono da parte interessada, com fundamento no CPC/2015, art. 105, a fim de contestar a data informada pela autora quanto ao início e término da união estável.

Inicialmente, verifica-se que o requerente apresentou os documentos exigidos para a regular habilitação nos autos, conforme disposto no CPC/2015, art. 105 e CPC/2015, art. 112, bem como comprovou interesse jurídico no feito, na qualidade de herdeiro e/ou interessado na sucessão do falecido.

O direito à ampla defesa e ao contraditório, consagrado na CF/88, art. 5º, inciso LV, impõe ao Poder Judiciário o dever de assegurar a participação de todos os interessados no processo, especialmente quando se trata de questões patrimoniais decorrentes de eventual reconhecimento de união estável.

Ademais, o reconhecimento judicial de união estável depende da demonstração dos requisitos legais previstos no CCB/2002, art. 1.723, sendo imprescindível a análise criteriosa dos elementos de prova quanto à convivência pública, contínua, duradoura e com objetivo de constituição de família.

No caso em apreço, a ausência de impugnação por parte dos herdeiros ou interessados poderia conduzir ao reconhecimento de uma relação jurídica que, eventualmente, não reflete a realidade dos fatos. A habilitação do patrono busca garantir a efetividade do contraditório e a verdade material.

Ressalte-se que a CF/88, art. 93, inciso IX, estabelece que todas as decisões do Poder Judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de nulidade. Nesse sentido, impõe-se o exame das alegações e documentos apresentados, inclusive pela parte ora representada pelo advogado requerente.

Diante do exposto, conheço do pedido de habilitação, por preenchidos os requisitos legais e constitucionais, e dou-lhe provimento, para:

  1. Determinar a habilitação do advogado A. B. C. nos autos, como patrono da parte interessada, com a juntada da respectiva procuração;
  2. Conceder prazo legal para apresentação de manifestação ou contestação quanto à data de início e término da suposta união estável;
  3. Determinar que todas as futuras intimações sejam realizadas em nome do advogado habilitado, nos termos do CPC/2015, art. 272, § 5º.

Publique-se. Intimem-se. Cumpra-se.

São Paulo, 15 de abril de 2024.

Dr. Fulano de Tal
Juiz de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Petição Inicial de Ação de Inventário com Pedido de Nomeação de Inventariante e Partilha de Bens

Modelo de Petição Inicial de Ação de Inventário com Pedido de Nomeação de Inventariante e Partilha de Bens

Publicado em: 23/08/2024 Processo Civil Familia Sucessão

Petição inicial de Ação de Inventário fundamentada nos arts. 610 e seguintes do CPC/2015, com pedido de abertura de inventário, nomeação de inventariante, citação de herdeiros e partilha de bens deixados por falecido. O documento aborda a situação de cônjuge presumidamente falecido, herdeiros concordes e a inexistência de testamento, com fundamento em dispositivos do Código Civil e jurisprudências aplicáveis.

Acessar

Modelo de Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável Post Mortem com Apresentação de Alegações Finais

Modelo de Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável Post Mortem com Apresentação de Alegações Finais

Publicado em: 02/04/2025 Processo Civil Familia Sucessão

Petição de alegações finais apresentada em ação de reconhecimento e dissolução de união estável post mortem, movida por T. M. S. da S. contra R. F. S. T., herdeiro do falecido R. P. T. N. O documento fundamenta-se no CPC/2015, art. 364 e trata do reconhecimento da união estável entre a autora e o falecido, comprovada por convivência pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituir família. São utilizados fundamentos jurídicos, jurisprudências e pedidos para o reconhecimento da união estável, condenação do requerido a custas e honorários e a expedição de ofícios para registros legais.

Acessar

Modelo de Pedido de Convolação de União Estável em Casamento Post Mortem com Reconhecimento Judicial e Efeitos Retroativos

Modelo de Pedido de Convolação de União Estável em Casamento Post Mortem com Reconhecimento Judicial e Efeitos Retroativos

Publicado em: 27/03/2025 Processo Civil Familia Sucessão

Ação proposta por M. F. de S. L. contra o Espólio de J. A. de S., visando ao reconhecimento judicial da união estável existente entre as partes e sua conversão em casamento post mortem. Fundamentada na CF/88, art. 226, § 3º, CCB/2002, art. 1.723 e CCB/2002, art. 1.725 e CPC/2015, art. 319, a petição expõe os fatos e fundamentos legais que comprovam a convivência pública, contínua e duradoura do casal, bem como a manifestação de vontade do falecido em formalizar o casamento. Requer a retroatividade dos efeitos à data da intenção registrada, além da expedição de mandado para anotação no Cartório de Registro Civil.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.