Modelo de Pedido de Instauração de Curatela em Favor de Pessoa Incapaz com Base no Código Civil e CPC/2015
Publicado em: 26/03/2025 CivelProcesso Civil FamiliaAÇÃO DE INSTAURAÇÃO DE CURATELA
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE _____________ – ESTADO DA BAHIA
Nome do Requerente: A. J. dos S., brasileiro, solteiro, profissão __________, portador do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado da Bahia, endereço eletrônico __________.
Nome do Requerido: M. F. de S. L., brasileira, divorciada, sem filhos, portadora do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado da Bahia.
PREÂMBULO
O Requerente, na qualidade de __________ (grau de parentesco ou relação com o interditando), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, propor a presente AÇÃO DE INSTAURAÇÃO DE CURATELA, com fulcro no CCB/2002, art. 1.767 e seguintes, bem como no CPC/2015, art. 747 e seguintes, em face de M. F. de S. L., pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
A Requerida, atualmente com ___ anos de idade, encontra-se em situação de vulnerabilidade em razão de problemas cognitivos e de saúde mental que comprometem sua capacidade de gerir os atos da vida civil. A Requerida foi diagnosticada com __________ (descrever a condição médica, como Alzheimer, esquizofrenia, etc.), conforme laudos médicos anexados (documentos em anexo).
A Requerida é divorciada, sem filhos ou irmãos vivos, e não possui ascendentes ou colaterais até o quarto grau que possam assumir a responsabilidade de curador. Diante de tal cenário, o Requerente, que mantém vínculo de __________ (grau de parentesco ou relação), busca a instauração de curatela para resguardar os interesses da interditanda e garantir sua proteção.
DO DIREITO
A presente ação encontra amparo legal no CCB/2002, art. 1.767, inciso I, que estão sujeitos à curatela aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil. No caso em tela, a Requerida apresenta quadro clínico que comprova sua incapacidade de gerir seus próprios interesses.
O CPC/2015, art. 747 estabelece que a interdição pode ser promovida por cônjuge, companheiro, parentes ou pelo Ministério Público. No presente caso, o Requerente, na qualidade de __________ (grau de parentesco ou relação), possui legitimidade p"'>...