Modelo de Pedido de Liquidação de Sentença com Levantamento de Quantia Incontroversa e Solicitação de Perícia Contábil
Publicado em: 19/10/2023 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___
Processo nº __________
PREÂMBULO
A. J. dos S., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, por meio de seu advogado que esta subscreve (procuração anexa), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 509, §1º, propor a presente:
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
Em face de B. C. da S., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O requerente obteve decisão judicial transitada em julgado que condenou o requerido ao pagamento de indenização por danos materiais e morais. Contudo, o valor devido foi fixado de forma ilíquida, demandando a presente fase de liquidação de sentença para apuração do quantum debeatur.
O título judicial determinou que a apuração do valor devido fosse realizada por meio de perícia técnica, conforme previsto no CPC/2015, art. 509, §1º. O requerente, em cumprimento à decisão, apresentou cálculos preliminares indicando o valor total de R$ __________. Contudo, o requerido impugnou os cálculos, reconhecendo como incontroverso o montante de R$ __________.
Diante disso, é necessário que se proceda à liquidação da parte ilíquida da condenação, com a realização de perícia contábil para apuração do saldo remanescente, sem prejuízo do levantamento imediato da quantia incontroversa pelo requerente.
DO DIREITO
A liquidação de sentença é regulada pelo CPC/2015, art. 509, §1º, que prevê a possibilidade de execução imediata da parte líquida da condenação, ainda que haja saldo ilíquido a ser apurado. Nesse sentido, o requerente tem direito ao levantamento da quantia incontroversa, enquanto se procede à apuração do saldo remanescente por meio de perícia técnica.
Ademais, conforme o CPC/2015, art. 95, caput, a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais recai sobre a parte que requereu a prova técnica, salvo disposição em contrário. No presente caso, o requerido, ao impugnar os cálculos apresentados, pleiteou a realização de perícia contábil, devendo, portanto, arcar com os respectivos honorários.
A doutrina reforça que a liquidação de sentença visa garantir a efetividade da tutela jurisdicional, permitindo que o credor obtenha a satisfação de seu crédito de forma célere e eficaz. Nesse contexto, a execução da parte incont"'>...