Modelo de Pedido de Reforma de Sentença Condenatória por Falta de Provas no Âmbito do Art. 33 da Lei nº 11.343/2006
Publicado em: 29/08/2024 Droga Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ___
Processo nº: ___________
PREÂMBULO
Réu: A. E. A. S. F.
Advogado: Nome do Advogado, OAB/UF nº ______
Assunto: Sentença condenatória no art. 33 da Lei nº 11.343/2006
DOS FATOS
Trata-se de ação penal em que o réu, A. E. A. S. F., foi denunciado como incurso nas penas do art. 33 da Lei nº 11.343/2006, com base no inquérito policial ID-135958227. Após a apresentação da resposta à acusação (ID-135960069), foi realizada audiência de instrução, na qual foram ouvidas as testemunhas de acusação e, posteriormente, realizado o interrogatório do acusado.
Nas alegações finais, tanto o Ministério Público quanto a Defesa Técnica requereram a improcedência da denúncia, considerando que, embora a materialidade do crime tenha sido comprovada, a autoria não restou devidamente demonstrada. As testemunhas ouvidas em audiência afirmaram não se recordar dos fatos.
Apesar disso, o juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido formulado na denúncia, mas, contraditoriamente, condenou o réu como incurso nas penas do art. 33 da Lei nº 11.343/2006, decisão que se mostra manifestamente equivocada e contrária às provas dos autos.
DO DIREITO
A sentença proferida merece ser reformada, uma vez que não há elementos suficientes para a condenação do réu. Conforme disposto no art. 386, VII, do CPP, o acusado deve ser absolvido quando não houver provas suficientes para a condenação.
No caso em tela, a materialidade do crime foi comprovada, mas a autoria não restou demonstrada de forma inequívoca. As testemunhas ouvidas em plenário afirmaram não se recordar dos fatos, o que inviabiliza a formação de um juízo de certeza acerca da participação do réu no delito.
Ademais, o princípio do in dubio pro reo, consagrado no art. 5º, LVII, da CF/88, determina que, na ausência de provas contundentes, deve-se optar pela absolvição do acusado. A condenação do réu, sem a devida comprovação da autoria, viola o devido processo legal e os princípios da ampla defesa e do contraditório.
Ressalta-se que a decisão judicial deve ser fundame"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
">