Modelo de Pedido de Revogação de Prisão Preventiva com Fundamentação no CPP e Princípios Constitucionais
Publicado em: 23/02/2025 Advogado Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
URGENTE – PEDIDO DE REVOGAÇÃO DE PRISÃO
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Requerente: A. M. B. dos S.
Requerido: Ministério Público
PREÂMBULO
A. M. B. dos S., já qualificada nos autos em epígrafe, por intermédio de sua defesa técnica, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 318, bem como nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da presunção de inocência (CF/88, art. 5º, incisos LVII e LXI), requerer a REVOGAÇÃO DA PRISÃO decretada em seu desfavor, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
A Requerente foi condenada à pena de 6 meses de detenção em regime aberto, substituída por prestação pecuniária no valor de R$ 1.039,00, em decorrência de crime ocorrido em 25/07/2020. Contudo, em razão de sua ausência em local incerto e não sabido, a pena restritiva de direitos foi convertida em privativa de liberdade, com a decretação de sua prisão, nos termos do CPP, art. 312.
Entretanto, a Requerente atualmente encontra-se em endereço fixo, possui trabalho lícito e está gestante, conforme comprovantes anexados a esta petição. Tais circunstâncias demonstram que não há mais motivos para a manutenção da prisão, sendo cabível a aplicação de medidas cautelares diversas, conforme previsto no CPP, art. 319.
DO DIREITO
A prisão preventiva deve ser medida de exceção, aplicável apenas quando não houver outra forma de garantir a ordem pública, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal, conforme dispõe o CPP, art. 312. A Requerente, por sua vez, preenche os requisitos para a revogação da prisão, considerando que:
- Possui endereço fixo e trabalho lícito, o que demonstra sua intenção de colaborar com a Justiça;
- Está gestante, o que, nos termos do CPP, art. 318, inciso IV, autoriza a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar;
- Não há elementos concretos que indiquem risco à ordem pública ou à aplicação da lei penal.
Ademais, a Constituição Federal, em se"'>...