Modelo de Pedido Judicial de Concessão de Benefício Previdenciário por Incapacidade contra o INSS com Base em Incapacidade Laborativa
Publicado em: 16/11/2023 Direito PrevidenciárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA PREVIDENCIÁRIA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE [LOCALIDADE]
[Localidade], [Data]
PREÂMBULO
[Nome do cliente], brasileiro, estado civil [indicar], profissão [indicar], portador do CPF nº [indicar], residente e domiciliado na [endereço completo], endereço eletrônico [indicar], por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na [endereço completo do advogado], endereço eletrônico [indicar], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 319, propor a presente
AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE
em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, autarquia federal, com sede na [endereço completo], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor é portador de doenças incapacitantes que o impedem de exercer suas atividades laborais, conforme se verifica nos laudos médicos anexados aos autos. Em específico, o Autor apresenta:
- Espondilodiscoartrose difusa de coluna vertebral lombar, com sinais de estenose do canal lombar, possuindo hérnias discais degenerativas multissegmentares, mais significativa ao nível de L4-L5 com espondilolistese de L3 sobre L4;
- Quadro álgico intenso e persistente, que limita suas atividades cotidianas e profissionais.
O Autor, diante de sua incapacidade, requereu administrativamente o benefício previdenciário de auxílio-doença em [data do requerimento], mas teve seu pedido indeferido sob o fundamento de que não foi reconhecido o direito ao benefício em 13/11/2019 ou que não atingiu os requisitos previstos nas regras de transição da Emenda Constitucional nº 103/2019, nos artigos 15, 16, 17, 18, 20, 21 e 22.
O indeferimento administrativo contraria a realidade fática e médica do Autor, que se encontra incapacitado para o trabalho, conforme demonstram os documentos médicos anexados. Assim, não restou alternativa ao Autor senão buscar a tutela jurisdicional para ver garantido seu direito.
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988 assegura, em seu artigo 6º, o direito à previdência social como um dos direitos sociais fundamentais. Além disso, o artigo 201, inciso I, da CF/88, dispõe que a previdência social será organizada com base no princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, garantindo proteção ao trabalhador em casos de incapacidade para o trabalho.
A Lei nº 8.213/91, que regula os benefícios previdenciários, prevê em seu artigo 59 que o segurado que, havendo cumprido a carência exigida, quando for o caso, ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, terá direito ao auxílio-doença. No caso em tela, o Autor preenche todos os requisitos legais para a concessão do benefício, quais sejam:
- Qualidade de segurado;
- "'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: