Modelo de Petição inicial de ação de cobrança de diferenças retroativas de vencimentos de servidor público federal contra a União, com fundamento na CF/88, Súmula 85/STJ, correção monetária, juros legais e princípio d...

Publicado em: 25/04/2025 AdministrativoProcesso Civil
Modelo de petição inicial para ação de cobrança de diferenças retroativas de vencimentos de servidor público federal contra a União Federal, com detalhamento dos fatos, fundamentos jurídicos, pedidos de condenação ao pagamento das diferenças não pagas, correção monetária, juros moratórios, honorários advocatícios, produção de provas e pedido de justiça gratuita, observando prescrição quinquenal conforme a Súmula 85/STJ e princípios constitucionais da legalidade, moralidade e isonomia.

PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO DE COBRANÇA DE RETROATIVO DE DIFERENÇA DE VENCIMENTO DE SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

1. ENDEREÇAMENTO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ___ Vara Federal da Seção Judiciária de ___

2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES

A. J. dos S., brasileiro, casado, servidor público federal, matrícula nº 123456, portador do CPF nº 000.111.222-33, RG nº 12.345.678-9, profissão: Analista Judiciário, endereço eletrônico: [email protected], residente e domiciliado à Rua das Flores, nº 100, Bairro Centro, CEP 12345-678, Cidade/UF,
por seu advogado infra-assinado, com escritório profissional à Rua dos Advogados, nº 200, Bairro Justiça, CEP 23456-789, Cidade/UF, endereço eletrônico: [email protected], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO DE COBRANÇA DE RETROATIVO DE DIFERENÇA DE VENCIMENTO em face da UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ sob o nº 00.000.000/0000-00, com endereço na Esplanada dos Ministérios, Bloco X, CEP 00000-000, Brasília/DF, endereço eletrônico: [email protected], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

3. DOS FATOS

O Autor é servidor público federal, ocupante do cargo de Analista Judiciário, lotado no órgão ___, tendo ingressado no serviço público em ___, conforme documentação anexa.

Em decorrência de decisões administrativas e judiciais, restou reconhecido que, durante o período compreendido entre ___ e ___, houve pagamento a menor de seus vencimentos, em virtude de não implementação tempestiva de reajuste/remuneração devida, conforme previsto em lei específica e/ou decisão judicial transitada em julgado.

O Autor, após reiteradas tentativas administrativas para ver reconhecido e pago o valor devido a título de diferença de vencimentos, não obteve êxito, restando-lhe apenas a via judicial para a satisfação do seu direito.

Ressalta-se que a diferença de vencimentos pleiteada decorre de valores que deveriam ter sido incorporados à remuneração do Autor, seja por força de reajuste legal, seja por equiparação isonômica, seja por decisão administrativa ou judicial, e que, por omissão da Administração, não foram tempestivamente pagos.

A pretensão do Autor abrange apenas as parcelas devidas no quinquênio anterior ao ajuizamento da presente ação, em respeito ao prazo prescricional previsto para as prestações de trato sucessivo, conforme entendimento consolidado na Súmula 85/STJ.

Diante da inércia da Administração Pública, faz-se necessária a presente demanda para cobrança dos valores retroativos devidos, acrescidos de correção monetária e juros legais.

Resumo: O Autor, servidor público federal, busca o recebimento das diferenças de vencimentos não pagas pela União Federal, relativas ao período de ___ a ___, limitando-se às parcelas não atingidas pela prescrição quinquenal, após frustradas tentativas administrativas.

4. DO DIREITO

4.1. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

O direito do Autor encontra amparo nos princípios da legalidade, moralidade e isonomia, previstos na CF/88, art. 37, caput, que impõem à Administração Pública o dever de observar a lei e tratar de forma igualitária os servidores que se encontrem na mesma situação jurídica.

O pagamento dos vencimentos dos servidores públicos deve observar o disposto na legislação específica, bem como os reajustes e revisões gerais concedidos, sob pena de enriquecimento ilícito da Administração (CCB/2002, art. 884).

O CPC/2015, art. 319, estabelece os requisitos da petição inicial, todos observados na presente peça, inclusive quanto à indicação do valor da causa, qualificação das partes, exposição dos fatos e fundamentos jurídicos, pedidos e provas pretendidas.

4.2. PRESCRIÇÃO

Conforme entendimento consolidado na Súmula 85/STJ, nas ações que visam ao recebimento de prestações de trato sucessivo, a prescrição atinge apenas as parcelas vencidas antes do quinquênio que antecede o ajuizamento da ação, não atingindo o fundo de direito.

4.3. CORREÇÃO MONETÁRIA E JUROS

O valor devido deve ser atualizado monetariamente desde a data em que cada parcela deveria ter sido paga, a fim de recompor o poder aquisitivo da moeda, sem que isso represente aumento ou vantagem indevida ao servidor, mas mera recomposição do valor financeiro, conforme entendimento jurisprudencial.

Os juros moratórios incidem a partir da citação, nos termos da Lei 9.494/1997, art. 1º-F, com redação dada pela Lei 11.960/2009, aplicando-se os índices da caderneta de poupança.

4.4. PRINCÍPIO DA ISONOMIA

O princípio da isonomia, previsto na CF/88, art. 5º, caput, veda o pagamento de valores diversos a servidores que exerçam o mesmo cargo e função, devendo ser assegurada a igualdade remuneratória, sob pena de afronta ao ordenamento jurídico.

4.5. ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

A retenção indevida de valores devidos ao servidor público configura enriquecimento ilícito da Administração, vedado pelo CCB/2002, art. 884, e pelo princípio da moralidade administrativa.

Resumo: O direito do Autor está amparado na Constituição Federal, legislação infraconstitucional, e jurisprudência consolidada, sendo indevida a omissão da Administração quanto ao pagamento das diferenças de vencimentos, devendo ser assegurado o recebimento dos valores retroativos, acrescidos de correção monetária e juros legais.

5. JURISPRUDÊNCIAS

Apelação Cível. Obrigação de fazer e cobrança. Serventuários da justiça. Pretensão à incorporação imediata a seus vencimentos de diferença de reajuste a título de correção monetária que fora expurgado em 1987, no percentual de 24%, com o pagamento de atrasados. Prestações de trato sucessivo. Prescrição que não atinge o fundo de direito, mas somente as prestações anteriores ao qüinqüênio anterior à propositura da ação. Súmula 85/STJ. Correção monetária. Mera recomposição do valor financeiro, que não representa qualquer aumento ou vantagem ao funcionário. Percentual requerido que corresponde à diferença entre o valor que havia sido expurgado e eventuais ajustes que foram sendo concedidos posteriormente. Matéria amplamente discutida e decidida de forma favorável aos serventuários, inclusive pelo Excelso Supremo Tribunal Federal. Direito que não se limita a alguns funcionários individualmen"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de ação de cobrança de retroativo de diferença de vencimento proposta por servidor público federal, ocupante do cargo de Analista Judiciário, em face da União Federal. O Autor alega que, durante o período de ___ a ___, não houve o pagamento integral de seus vencimentos, por omissão da Administração Pública quanto à implementação de reajustes e/ou remuneração prevista em lei ou decisão judicial. Após tentativas administrativas frustradas, busca o recebimento das diferenças devidas, acrescidas de correção monetária e juros legais, limitando-se às parcelas não atingidas pela prescrição quinquenal.

A União Federal foi devidamente citada e apresentou defesa (ou decorrido o prazo sem manifestação, conforme o caso). Vieram os autos conclusos para julgamento.

Voto

1. Admissibilidade

Verifico que estão presentes os pressupostos processuais e as condições da ação, aptos ao conhecimento do pedido. A petição inicial preenche os requisitos do CPC/2015, art. 319, estando regularmente instruída com documentos que demonstram a relação jurídica entre as partes e a existência das diferenças pleiteadas.

Não há nulidades a sanar, sendo o feito próprio à apreciação do mérito (CF/88, art. 93, IX).

2. Dos Fatos e da Prescrição

O Autor, servidor público federal, afirma que deixou de receber, no período de ___ a ___, diferenças de vencimentos que lhe seriam devidas por força de lei específica e/ou decisão judicial, em razão de omissão da Administração. Pleiteia apenas as parcelas referentes ao quinquênio anterior ao ajuizamento da ação, em consonância com a Súmula 85/STJ, que limita a prescrição das prestações de trato sucessivo às parcelas anteriores aos cinco anos da propositura da demanda.

Assim, reconheço a prescrição apenas quanto às parcelas vencidas há mais de cinco anos antes do ajuizamento da ação, devendo ser apreciado o mérito quanto ao restante.

3. Do Direito ao Recebimento das Diferenças

A CF/88, art. 37, caput, prevê os princípios da legalidade, moralidade e isonomia, obrigando a Administração Pública a observar fielmente a legislação aplicável aos servidores. O não pagamento tempestivo de parcelas remuneratórias devidas caracteriza violação a tais princípios, sobretudo quando reconhecido o direito em âmbito administrativo ou judicial.

Ademais, o CCB/2002, art. 884 veda o enriquecimento sem causa, sendo pacífico o entendimento de que a retenção indevida de valores por parte da Administração configura enriquecimento ilícito.

O direito à igualdade remuneratória, previsto na CF/88, art. 5º, caput, reforça que servidores na mesma situação funcional devem perceber vencimentos idênticos, não podendo a Administração, por omissão ou atraso, criar disparidades.

Os documentos juntados aos autos comprovam o cargo ocupado pelo Autor, a existência das diferenças e a inércia da Administração em promover os pagamentos, legitimando a pretensão deduzida.

4. Da Correção Monetária e Juros

O valor devido deve ser atualizado monetariamente desde a data em que cada parcela deveria ter sido paga, conforme entendimento consolidado na jurisprudência, visando à recomposição do valor aquisitivo da moeda (Súmula 85/STJ e precedentes citados). Os juros moratórios incidem a partir da citação, nos termos da Lei 9.494/1997, art. 1º-F, com redação dada pela Lei 11.960/2009, aplicando-se os índices da caderneta de poupança.

5. Jurisprudência

O entendimento ora adotado encontra respaldo nos julgados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e do Superior Tribunal de Justiça, conforme excerto do acórdão da Apelação Acórdão/TJRJ, que reconheceu o direito dos servidores ao pagamento de diferenças de vencimentos, bem como a incidência de juros e correção monetária nos moldes da legislação vigente.

6. Dispositivo

Diante do exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido, para condenar a União Federal ao pagamento das diferenças de vencimentos devidas ao Autor, referentes ao período de ___ a ___, limitando-se às parcelas não atingidas pela prescrição quinquenal, acrescidas de correção monetária desde a data em que cada parcela deveria ter sido paga e juros moratórios a partir da citação, nos termos da Lei 9.494/1997, art. 1º-F, com redação da Lei 11.960/2009.

Condeno a União Federal ao pagamento de honorários advocatícios, que fixo em ___% sobre o valor da condenação, nos termos do CPC/2015, art. 85.

Defiro a produção de provas documentais e, se houver necessidade, pericial contábil, para apuração do valor devido.

Caso preenchidos os requisitos, concedo ao Autor os benefícios da justiça gratuita, nos termos do CPC/2015, art. 98.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

7. Fundamentação Constitucional (CF/88, art. 93, IX)

O presente voto encontra-se devidamente fundamentado, em obediência a CF/88, art. 93, IX, o qual determina que todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade.

Conclusão

Dessa forma, conheço do pedido e julgo-o procedente, nos termos acima expostos.

 

Cidade/UF, ___ de ____________ de 20__.

___________________________________________
Magistrado
Vara Federal da Seção Judiciária de ___


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Ação Ordinária de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Inaudita Altera Parte para pagamento imediato de diferenças retroativas de servidor público estadual contra o Estado, com fundamento no princ...

Modelo de Ação Ordinária de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Inaudita Altera Parte para pagamento imediato de diferenças retroativas de servidor público estadual contra o Estado, com fundamento no princ...

Publicado em: 29/04/2025 AdministrativoProcesso Civil

Petição inicial proposta por servidor público estadual contra o Estado visando o pagamento das diferenças retroativas de vencimentos decorrentes de reenquadramento funcional já reconhecido administrativamente, com pedido de tutela de urgência antecipada inaudita altera parte, fundamentada no princípio da legalidade e na natureza alimentar dos valores, requerendo citação, confirmação da tutela, correção monetária, juros legais, custas e honorários, e produção de provas.

Acessar

Modelo de Ação de Cobrança por Suspensão Indevida de Vencimentos de Servidor Público Durante Prisão Cautelar

Modelo de Ação de Cobrança por Suspensão Indevida de Vencimentos de Servidor Público Durante Prisão Cautelar

Publicado em: 11/12/2024 AdministrativoProcesso Civil

Modelo de petição inicial para Ação de Cobrança proposta por servidor público contra pessoa jurídica de direito público, visando o pagamento de vencimentos suspensos durante período de afastamento motivado por prisão cautelar. A petição fundamenta-se na Constituição Federal, Lei nº 8.429/92 e jurisprudências que garantem o direito à presunção de inocência e à irredutibilidade de vencimentos, além de requerer a condenação do réu ao pagamento dos valores devidos, acrescidos de juros, correção monetária, honorários advocatícios e custas processuais.

Acessar

Modelo de Ação de Revisão de Pensão por Morte de Militar com Promoção Post Mortem contra a União Federal

Modelo de Ação de Revisão de Pensão por Morte de Militar com Promoção Post Mortem contra a União Federal

Publicado em: 03/11/2024 AdministrativoProcesso Civil

Petição inicial visando a revisão do benefício de pensão por morte concedido à viúva de militar do Exército Brasileiro, fundamentada na promoção post mortem do falecido ao posto de 3º Sargento. O pedido inclui a adequação do valor do benefício ao novo soldo, pagamento das diferenças retroativas, observância da prescrição quinquenal e incidência de juros e correção monetária. Fundamenta-se em princípios constitucionais, legislação previdenciária militar (Lei 3.765/60) e jurisprudência consolidada, além de requerer tutela de urgência e demais medidas processuais cabíveis contra a União Federal.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.