Modelo de Petição Inicial de Ação Revisional de Contrato com Fundamentação no Código de Defesa do Consumidor e Código Civil
Publicado em: 27/02/2025 CivelProcesso CivilConsumidorPETIÇÃO INICIAL
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
[Nome completo do autor], [estado civil], [profissão], portador do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com escritório profissional situado à [endereço completo do advogado], endereço eletrônico [e-mail do advogado], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 319 e 485 do CPC/2015, propor a presente
AÇÃO REVISIONAL
em face de [Nome completo do réu], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O autor celebrou com a ré um contrato de [especificar o tipo de contrato, ex.: financiamento, empréstimo, etc.] em [data], no valor de R$ [valor], com previsão de pagamento em [quantidade] parcelas mensais de R$ [valor]. Contudo, ao longo da execução do contrato, foram identificadas cláusulas abusivas que oneram excessivamente o consumidor, em flagrante violação aos princípios da boa-fé objetiva e do equilíbrio contratual.
Dentre as irregularidades constatadas, destacam-se: [descrever as cláusulas abusivas ou práticas ilegais, como juros excessivos, tarifas indevidas, etc.]. O autor tentou, por meio de contato administrativo com a ré, resolver a questão amigavelmente, mas não obteve êxito, sendo compelido a buscar a tutela jurisdicional para revisão das cláusulas contratuais.
DO DIREITO
A presente demanda encontra fundamento no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), que, em seu art. 6º, IV, assegura ao consumidor a modificação de cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou que sejam incompatíveis com os princípios da boa-fé e do equilíbrio contratual.
Ademais, o Código Civil de 2002 (CCB/2002, art. 51, IV) prevê a nulidade de cláusulas contratuais que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, o que se aplica ao caso em tela. O contrato firmado entre as partes deve ser interpretado à luz do princípio da função social do contrato (CCB/2002, art. 421), que visa garantir a justiça e o equilíbrio nas relações contratuais.
Ainda, a Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 5º, XXXII) determina que o Estado promova a "'>...