Modelo de Petição Inicial de Obrigação de Fazer Cumulada com Indenização por Danos Morais em Face de Clínica Oftalmológica
Publicado em: 26/11/2024 CivelPetição Inicial
Obrigação de Fazer e Reparação de Danos Morais
PREÂMBULO
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de ___.
Autor: M. F. da S., idoso e deficiente visual, residente e domiciliado na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, CEP ___, portador do CPF nº ___ e RG nº ___, e-mail ___.
Réu: Clínica Oftalmológica ___, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº ___, com sede na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, CEP ___, e-mail ___.
Valor da Causa: R$ 10.000,00 (dez mil reais).
O Autor, por meio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 186 e 927 do CCB/2002, art. 6º, VI e VIII do CDC, e art. 1º, §1º, da Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), propor a presente:
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
Em face da Ré supramencionada, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Autor, idoso e deficiente visual, foi submetido a uma consulta oftalmológica na Clínica Ré, ocasião em que lhe foi prescrito o uso de óculos específicos para minimizar os danos causados por sua condição visual. Contudo, a Ré não forneceu os óculos prescritos, mesmo após reiteradas solicitações do Autor, causando-lhe graves prejuízos à saúde e à qualidade de vida.
Além disso, a omissão da Ré gerou ao Autor intenso sofrimento emocional, agravado pela sua condição de vulnerabilidade, configurando, assim, dano moral passível de reparação.
DO DIREITO
A presente demanda encontra amparo no CDC, que protege o consumidor contra práticas abusivas e impõe ao fornecedor o dever de cumprir com suas obrigações contratuais (CDC, art. 6º, VI e VIII). Ademais, o CCB/2002, em seus artigos 186 e 927, estabelece que aquele que causar dano a outrem, por ação ou omissão, deve repará-lo.
"'>...