Modelo de Pedido de Nomeação de Administrador Provisório para Regularização de Associação Civil Acéfala
Publicado em: 01/12/2023 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Distribuição com urgência
PREÂMBULO
Requerente: Loja Maçônica __________, associação civil, inscrita no CNPJ sob o nº __________, com sede na __________, representada por __________, CPF nº __________, residente e domiciliado na __________, endereço eletrônico __________.
Requerido: Não há requerido específico, tratando-se de pedido de jurisdição voluntária.
DOS FATOS
A Loja Maçônica __________ é uma associação civil sem fins lucrativos, regularmente constituída, mas que, atualmente, encontra-se em situação de irregularidade administrativa e registral. A última assembleia geral realizada ocorreu em __________, e desde então, não houve a eleição de nova diretoria, o que impossibilitou a prática de atos administrativos e o arquivamento de documentos perante o Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.
Tal situação compromete a continuidade das atividades da associação, bem como a sua regularização junto aos órgãos competentes. Diante disso, faz-se necessária a nomeação de um administrador provisório para convocar assembleia geral com o objetivo de eleger uma nova diretoria, além de promover o arquivamento das atas e demais documentos necessários à atualização da associação.
DO DIREITO
A presente demanda encontra amparo no CCB/2002, art. 49, que prevê a possibilidade de intervenção judicial para a nomeação de administrador provisório em associações que se encontrem acéfalas ou impossibilitadas de praticar atos de gestão.
A ausência de diretoria legitimada para convocar assembleia geral configura situação excepcional, que demanda a atuação do Poder Judiciário para garantir a continuidade e a regularização da associação. O princípio da preservação das pessoas jurídicas, implícito na legislação civil, reforça a necessidade de medidas que assegurem a funcionalidade e a regularidade das associações.
Doutrinariamente, entende-se que a nomeação de administrador provisório é medida de caráter excepcional e temporário, destinada exclusivamente a viabilizar a prática de atos imprescindíveis à regularização da entidade. Nesse sentido, o professor Flávio Tartuce destaca que "a intervenção judicial em associações deve ser limitada a situações em que a ausência de gestão comprometa a existência ou a regularidade da pessoa jurídica".
Ainda, o princípio da função social das associações, derivado do CF/88, art. 5º, XVII, reforça a necessidade de preservação dessas entidades, especialmente quando desempenham papel relevante na sociedade. A Loja Maçônica __________, ao longo de sua exist�"'>...