Modelo de Primeiras Declarações de Credor em Inventário Solicitando Sobrepartilha de Bens a Serem Encontrados via Cópias de Declarações de Bens dos Falecidos
Publicado em: 22/07/2024 SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE [CIDADE]
Processo nº [NÚMERO]
[NOME COMPLETO DO CREDOR], nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG nº [NÚMERO] e do CPF nº [NÚMERO], residente e domiciliado na [ENDEREÇO], por seu advogado infra-assinado, nos autos do inventário dos bens deixados por [NOME COMPLETO DO FALECIDO], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar suas
PRIMEIRAS DECLARAÇÕES
pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I. DOS FATOS
- O credor é titular de crédito no valor de R$ [VALOR], conforme contrato de [NATUREZA DO CONTRATO] firmado com o falecido em [DATA].
- Após o falecimento de [NOME COMPLETO DO FALECIDO], foi instaurado o presente processo de inventário, no qual o credor foi habilitado como interessado.
- Até a presente data, não foram localizados todos os bens pertencentes ao espólio, sendo necessária a sobrepartilha de bens que venham a ser encontrados.
II. DO DIREITO
A. Da Obrigatoriedade da Sobrepartilha
O Código de Processo Civil (CPC/2015, art. 669) prevê a possibilidade de sobrepartilha de bens que venham a ser encontrados após o encerramento do inventário. A identificação e inclusão desses bens são imprescindíveis para a correta quitação das dívidas deixadas pelo falecido.
B. Da Necessidade de Apuração Completa dos Bens do Espólio
O inventário tem como finalidade apurar a totalidade dos bens deixados pelo falecido, a fim de garantir a quitação das obrigações e a justa partilha entre os herdeiros e credores. A Constituição Federal (CF/88, art. 5º, XXXVI) assegura o direito adquirido, devendo ser respeitados os créditos legítimos.
III. DOS PRI"'>...