Modelo de Recibo de Doação em Dinheiro Entre Pessoas Físicas para Fins de Declaração no IRPF e Observância de Legislação Tributária
Publicado em: 10/02/2025 CivelConsumidor TributárioRECIBO DE DOAÇÃO EM DINHEIRO ENTRE PESSOAS FÍSICAS
PREÂMBULO
Pelo presente instrumento, as partes abaixo qualificadas formalizam a doação de valores em dinheiro, conforme os termos descritos neste documento, para fins de comprovação junto à Receita Federal do Brasil e declaração no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
DOS FATOS
O presente recibo tem por objetivo formalizar a doação de valores em dinheiro realizada entre pessoas físicas, em conformidade com a legislação vigente, para fins de declaração no IRPF. O doador, identificado como D. A. de S., residente e domiciliado no endereço [endereço completo], CPF nº [número do CPF], realizou a doação do montante de R$ [valor] (por extenso), em moeda corrente nacional, ao donatário, identificado como R. F. de S., residente e domiciliado no endereço [endereço completo], CPF nº [número do CPF].
A doação foi realizada de forma espontânea, sem qualquer contrapartida ou condição, em observância ao disposto no CCB/2002, art. 538, que regula o instituto da doação como contrato pelo qual uma pessoa transfere a outra bens ou vantagens de forma gratuita.
DO DIREITO
A doação é um ato jurídico de liberalidade, regulado pelo CCB/2002, art. 538, que estabelece que o doador transfere bens ou vantagens ao donatário sem exigir contraprestação. No caso em tela, a doação de valores em dinheiro entre pessoas físicas não está sujeita à incidência de Imposto de Renda, conforme entendimento consolidado pela Receita Federal, desde que devidamente declarada pelas partes envolvidas.
Além disso, a doação pode estar sujeita à incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), conforme previsto na CF/88, art. 155, I, §1º. Contudo, a exigência do tributo depende da regulamentação por lei complementar federal, especialmente em casos de doações realizadas por doadores domiciliados no exterior, conforme jurisprudência do STF no julgamento do RE 851.108/SP/STF (Tema 825/STF).
O presente recibo atende aos requisitos legais para comprovação da doação, sendo um instrumento válido para fins de declaração no IRPF, conforme exigido pelo CPC/2015, art. 319, que estabelece a necessidade de descrição clara dos fa"'>...