Modelo de Recurso de Apelação Criminal contra Condenação por Estupro de Vulnerável com Pedido de Desclassificação ou Absolvição
Publicado em: 06/03/2025 Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE __________
Processo nº: __________
Apelante: C. R. (ou nome do réu conforme o caso)
Apelado: Ministério Público
Advogado: Nome e OAB nº __________
PREÂMBULO
O apelante, já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado devidamente constituído, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.009, interpor o presente:
RECURSO DE APELAÇÃO CRIMINAL
Contra a r. sentença que o condenou pela prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no CP, art. 217-A, requerendo que seja recebido e processado o presente recurso, com posterior remessa ao Egrégio Tribunal de Justiça, para reforma da decisão, nos termos das razões anexas.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local e data.
__________________________
Advogado
OAB nº __________
RAZÕES DE APELAÇÃO
COLENDA CÂMARA
EMÉRITOS JULGADORES
1. DOS FATOS
O apelante foi condenado pela prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no CP, art. 217-A, com base em alegações de que teria praticado atos libidinosos contra a vítima, menor de 14 anos. A sentença baseou-se essencialmente no depoimento da vítima e em laudos periciais que, segundo a defesa, não são conclusivos quanto à materialidade do delito.
Contudo, a defesa sustenta que os elementos probatórios são insuficientes para a condenação, havendo contradições nos depoimentos e ausência de provas robustas que demonstrem a prática do crime em questão. Ademais, há elementos que indicam que a conduta do apelante, se comprovada, poderia ser enquadrada como importunação sexual, prevista no CP, art. 215-A, e não como estupro de vulnerável.
2. DO DIREITO
2.1. DA INSUFICIÊNCIA PROBATÓRIA
A condenação pelo crime de estupro de vulnerável exige prova inequívoca da materialidade e da autoria, conforme disposto no CPP, art. 155. No presente caso, os elementos probatórios são frágeis e contraditórios, não sendo suficientes para sustentar a condenação.
...