Modelo de Recurso em Sentido Estrito (RESE) em Matéria Penal
Publicado em: 13/05/2024 Direito Penal Processo PenalExcelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) de Direito da [Vara Competente]
Processo nº: [Número do Processo]
Recorrente: [Nome Completo do Recorrente], [Nacionalidade], [Estado Civil], [Profissão], portador do RG nº [Número] e CPF nº [Número], residente e domiciliado em [Endereço Completo].
Recorrido: Ministério Público
O Recorrente, por meio de seu advogado infra-assinado, nos autos do processo em epígrafe, não se conformando com a decisão interlocutória de fls. [Número das Fls.], que [descrever a decisão que motivou o RESE], vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, interpor
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
com fulcro no CPP, art. 581, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas.
I. DOS FATOS:
Breve relato dos fatos que originaram a decisão recorrida, destacando os principais pontos que motivaram a interposição do recurso.
II. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E JURÍDICA:
- Do Cabimento do Recurso em Sentido Estrito:
Conforme o art. 581 do Código de Processo Penal, o recurso em sentido estrito é cabível contra decisões que [citar o inciso pertinente à decisão recorrida]. No presente caso, a decisão de [descrever a decisão, como "recebimento da denúncia", "rejeição da denúncia", "pronúncia", "impronúncia", etc.] está expressamente prevista no referido artigo.
- Dos Fundamentos Constitucionais e Legais:
A Constituição Federal assegura, em seu art. 5º, inciso LIV, o devido processo legal, e no inciso LV, a ampla defesa e o contraditório. A decisão recorrida fere tais princípios, conforme a seguir demonstrado.
- Da Necessidade de Reforma da Decisão:
Argumentar detalhadamente os motivos pelos quais a decisão deve ser reformada, utilizando-se de jurisprudência, doutrina e análise crítica dos fatos e das provas dos autos.
III. DOS PEDIDOS:...