Modelo de Recurso Especial com Pedido de Efeito Suspensivo para Devolução de Alimentos Compensatórios e Fundamentação de Decisão Judicial
Publicado em: 15/05/2024 CivelProcesso CivilEmpresa FamiliaEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO [INSERIR ESTADO]
Processo nº: [INSERIR NÚMERO]
RECORRENTE: [INSERIR NOME]
RECORRIDO: [INSERIR NOME]
RECURSO ESPECIAL
Nos termos do artigo 105, inciso III, da Constituição Federal de 1988, vem à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado devidamente constituído, interpor o presente RECURSO ESPECIAL contra o acórdão proferido pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado [INSERIR ESTADO], com fundamento nas alíneas "a" e "c" do referido dispositivo constitucional, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
PREÂMBULO
O presente recurso especial é interposto em razão de omissão no acórdão recorrido quanto à devolução de valores já pagos a título de alimentos compensatórios, caso a ação seja julgada improcedente, o que configura enriquecimento sem causa. Além disso, busca-se a concessão de efeito suspensivo à decisão recorrida, em razão do risco de dano irreparável ou de difícil reparação ao recorrente.
DOS FATOS
O recorrente foi condenado ao pagamento de alimentos compensatórios em favor do recorrido, decisão esta que foi mantida pelo Tribunal de Justiça. Contudo, o acórdão recorrido foi omisso quanto à devolução dos valores pagos, caso a ação seja julgada improcedente, o que pode acarretar enriquecimento sem causa do recorrido.
Além disso, o recorrente pleiteou, em sede de apelação, a concessão de efeito suspensivo à decisão, tendo em vista o risco de prejuízo irreparável, mas tal pedido foi indeferido, sem fundamentação adequada.
DO DIREITO
O presente recurso especial fundamenta-se na violação ao artigo 1.022, inciso II, do CPC/2015, em razão da omissão do acórdão recorrido quanto à devolução dos valores pagos a título de alimentos compensatórios, caso a ação seja julgada improcedente. Tal omissão viola o princípio da vedação ao enriquecimento sem causa, previsto no artigo 884 do CCB/2002.
Ademais, o indeferimento do pedido de efeito suspensivo, sem fundamentação adequada, viola o artigo 489, § 1º, inciso IV, do CPC/2015, que exige que as decisões judiciais sejam devidamente fundamentadas.
A jurisprudência do Superior Tribun"'>...