Modelo de Requerimento de Alvará Judicial para Levantamento de Restituição de Imposto de Renda de Pessoa Falecida por Herdeiros Legítimos
Publicado em: 20/08/2024 Processo Civil SucessãoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCALIDADE]
[Localidade], [Data]
REQUERIMENTO DE ALVARÁ JUDICIAL
REQUERENTES: M. F. de S. L., brasileira, solteira, profissão, portadora do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliada na [endereço completo]; A. J. dos S., brasileira, casada, profissão, portadora do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliada na [endereço completo]; e C. E. da S., brasileira, viúva, profissão, portadora do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliada na [endereço completo].
ADVOGADO: [Nome do Advogado], inscrito na OAB/XX sob o nº [número], com endereço profissional na [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
ASSUNTO: Pedido de alvará judicial para levantamento de valores referentes à restituição de Imposto de Renda pertencente à falecida Sra. [Nome da falecida], CPF nº [número].
PREÂMBULO
Os requerentes, na qualidade de herdeiros da falecida Sra. [Nome da falecida], vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 319, e na Lei 6.858/1980, art. 1º, requerer a expedição de ALVARÁ JUDICIAL para o levantamento dos valores referentes à restituição de Imposto de Renda pertencente à falecida, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
A Sra. [Nome da falecida], genitora dos requerentes, veio a falecer em [data do falecimento], conforme certidão de óbito anexa. Em vida, a falecida fazia jus à restituição de valores de Imposto de Renda, que não foram recebidos antes de seu falecimento.
Os requerentes são os únicos herdeiros da falecida, conforme comprova a documentação anexa, incluindo certidão de óbito e certidões de nascimento/casamento. Não há outros sucessores ou dependentes habilitados perante a Previdência Social.
Diante disso, os valores devidos à falecida devem ser transferidos aos requerentes, em quotas iguais, conforme determina a Lei 6.858/1980, art. 1º.
DO DIREITO
A Lei 6.858/1980, art. 1º, estabelece que os valores devidos a título de restituição de Imposto de Renda, não recebidos em vida pelo titular, devem ser pagos aos sucessores previstos na legislação civil, mediante alvará judicial, independentemente de inventário ou arrolamento.
No caso"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
">