Modelo de Requerimento de Inclusão de Litisconsórcio Necessário em Ação de Adjudicação Compulsória fundamentado no CPC/2015 e no Código Civil
Publicado em: 10/03/2025 CivelProcesso Civil SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº: __________
REQUERIMENTO DE INCLUSÃO DE LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO
REQUERENTE: [Nome completo do requerente], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número], residente e domiciliado em [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
REQUERIDO: [Nome completo do requerido], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número], residente e domiciliado em [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail].
PREÂMBULO
O Requerente, já qualificado nos autos da presente Ação de Adjudicação Compulsória, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento nos artigos 113 e 114 do CPC/2015, requerer a inclusão de litisconsórcio necessário no polo ativo da presente demanda, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
A presente ação de adjudicação compulsória foi ajuizada com o objetivo de obter a escritura definitiva do imóvel localizado em [endereço do imóvel], adquirido por meio de inventário. No entanto, verifica-se que o imóvel foi adquirido por dois irmãos, sendo que um deles já é falecido.
O falecimento de um dos adquirentes implica na necessidade de inclusão de sua sucessão no polo ativo da demanda, uma vez que os direitos sobre o imóvel foram transmitidos aos seus herdeiros, conforme disposto no CC/2002, art. 1.784.
Assim, a sucessão do falecido deve compor o polo ativo da ação, em litisconsórcio necessário, para que todos os interessados estejam devidamente representados no processo, evitando eventual nulidade por ausência de parte legítima.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 114, o litisconsórcio será necessário quando a eficácia da sentença depender da citação de todos os interessados. No caso em tela, a ausência da sucessão do falecido no polo ativo compromete a validade da decisão judicial, uma vez que esta não poderá produzir efeitos em relação a todos os titulares de direitos sobre o imóvel.
...