Modelo de Termo de Exoneração de Meação de Partilhas de Bens no Divórcio Consensual
Publicado em: 12/03/2025 CivelProcesso Civil FamiliaTERMO DE EXONERAÇÃO DE MEAÇÃO DE PARTILHAS DE BENS NO DIVÓRCIO
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara de Família da Comarca de _____________.
REQUERENTE: F. M. da S., brasileira, casada, profissão __________, portadora do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº ___, Bairro __________, CEP __________, e-mail __________.
REQUERIDO: J. A. dos S., brasileiro, casado, profissão __________, portador do CPF nº __________ e RG nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, CEP __________, e-mail __________.
Por intermédio de seu advogado, com endereço profissional na Rua __________, nº ___, Bairro __________, CEP __________, e-mail __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor o presente:
TERMO DE EXONERAÇÃO DE MEAÇÃO DE PARTILHAS DE BENS
Com fundamento nos artigos 1.658 e seguintes do Código Civil (CCB/2002), bem como no artigo 319 do Código de Processo Civil (CPC/2015), pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente e o Requerido contraíram matrimônio em __/__/____, sob o regime de comunhão parcial de bens, conforme certidão de casamento anexa. Durante a constância do casamento, foram adquiridos bens móveis e imóveis, os quais estão sujeitos à partilha em caso de dissolução da sociedade conjugal.
Contudo, considerando o processo de divórcio consensual em trâmite, as partes chegaram a um acordo quanto à exoneração da meação de determinados bens, visando à celeridade e à pacificação das relações.
O presente termo tem por objetivo formalizar a exoneração da meação de bens por parte do Requerente, conforme detalhado abaixo.
DO DIREITO
A exoneração de meação encontra respaldo no CCB/2002, art. 1.806, que admite a cessão de direitos hereditários e patrimoniais, desde que realizada por meio de termo judicial ou escritura pública. No caso em tela, as partes, maiores e capazes, manifestam livremente sua vontade, respeitando os princípios da autonomia privada e da segurança jurídica.
Ademais, o CPC/2015, art. 723, parágrafo único, permite a homologação de acordos judiciais que envolvam renúncia ou cessão de direitos, desde que observados os requisitos legais e a ausência de prejuízo às partes ou terceiros.
No presente caso, a exoneração da meação é plenamente válida, uma vez que ambas as partes estão de acordo e não há qualquer impedimento legal ou prejuízo a terceiros. A renúncia será formalizada por termo judicial, confer"'>...