Modelo de Ação de Anulação de Divórcio Extrajudicial por Coação: Pedido Baseado em Vício de Consentimento e Vulnerabilidade Psicológica
Publicado em: 01/04/2024 FamiliaEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº: __________
PREÂMBULO
A. J. dos S., brasileira, casada, profissão __________, portadora do RG nº __________ e inscrita no CPF/MF sob o nº __________, residente e domiciliada na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, por meio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 171, inciso II, e 1.814, inciso III, do Código Civil Brasileiro (CCB/2002), propor a presente
AÇÃO DE ANULAÇÃO DE DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL POR COAÇÃO
em face de C. E. da S., brasileiro, estado civil __________, profissão __________, portador do RG nº __________ e inscrito no CPF/MF sob o nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, CEP __________, endereço eletrônico __________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
A Autora e o Réu formalizaram um divórcio extrajudicial em data de ___/___/_____, por meio de escritura pública lavrada no Cartório de __________, localizado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________.
No entanto, a Autora foi compelida a assinar o referido documento sob coação exercida pelo Réu, que ameaçou divulgar informações pessoais e constrangedoras caso ela não aceitasse os termos impostos. Tal situação gerou um vício de consentimento, conforme disposto no CCB/2002, art. 171, inciso II.
Além disso, a Autora estava em uma condição de vulnerabilidade emocional e psicológica, agravada pelo fato de estar em tratamento psiquiátrico à época, o que comprometeu ainda mais sua capacidade de resistir às pressões do Réu.
Diante disso, a presente ação busca a anulação do ato jurídico em questão, uma vez que o mesmo foi celebrado em desconformidade com os princípios da boa-fé e da autonomia da vontade.
DO DIREITO
O Código Civil Brasileiro, em seu art. 171, inciso II, dispõe que é anulável o negócio jurídico quando houver coação. A coação, por sua vez, é caracterizada pela ameaça ou pressão exercida sobre uma das partes, de modo a viciar sua manifestação de vontade.
No caso em tela, a Autora foi constrangida a assinar o divórcio extrajudicial sob ameaça do Réu, o que configura vício de consentimento e torna o ato passível de anulação. Ademais, o art. 1.814, inciso III, do CCB/2002, reforça a necessidade de proteção à parte que se encontra em es"'>...