Modelo de Ação de Indenização por Danos Materiais e Lucros Cessantes Proposta por Centro de Formação de Condutores contra Empresa de Transporte e Motorista por Acidente de Trânsito
Publicado em: 27/03/2025 CivelProcesso Civil TrânsitoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CURITIBA – ESTADO DO PARANÁ
Distribuição por dependência
Centro de Formação de Condutores Brasília LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº XX.XXX.XXX/0000-00, com sede na Rua Exemplo, nº 123, Bairro Centro, Curitiba/PR, CEP 80000-000, endereço eletrônico [email protected], neste ato representada por seu sócio administrador, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na Rua Exemplo, nº 456, Bairro Centro, Curitiba/PR, CEP 80000-000, endereço eletrônico [email protected], com fulcro no CCB/2002, art. 186 e CCB/2002, art. 927, bem como no CPC/2015, art. 319, propor a presente:
AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E LUCROS CESSANTES
Em face de TRANSPANORAMA TRANSPORTES S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº XX.XXX.XXX/0000-00, com sede na Rod. _______, nº ____, CEP 00000-000, Maringá/PR, e J. C. DA S., brasileiro, motorista, inscrito no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado na Rua _____, nº ___, Bairro _____, Maringá/PR, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
PREÂMBULO
Valor da causa: R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
DOS FATOS
No dia 28 de fevereiro de 2025, por volta das 07h53, no bairro _____, na cidade de Curitiba/PR, o veículo Celta LT branco, placa XXX-0000, de propriedade da autora, trafegava pela Rua___________, na faixa mais à direita, com a intenção de realizar uma conversão à direita na Avenida __________.
O veículo era conduzido pela aluna J. A. de O., sob supervisão do instrutor E. de S. F., ambos devidamente habilitados para a prática de aulas de direção. No entanto, o veículo foi atingido lateralmente por um caminhão de placas XXX-0000, pertencente à empresa ré, conduzido pelo motorista J. C. da S..
O condutor do caminhão invadiu a faixa ocupada pelo veículo da autora, arrastando-o por alguns metros, sob a alegação de que não visualizou o veículo da Autoescola, pois estava atento a um motociclista que trafegava à sua esquerda. O motorista da carreta assumiu a responsabilidade pelos danos causados no momento do acidente.
O acidente resultou em danos materiais ao veículo da Autoescola, que ficou impossibilitado de realizar aulas e exames, gerando prejuízos financeiros à autora. Tentativas de resolução amigável foram frustradas, uma vez que a ré alegou que a seguradora indeferiu o pedido de cobertura.
DO DIREITO
A responsabilidade civil encontra amparo no CCB/2002, art. 186 e CCB/2002, art. 927, que dispõem sobre a obrigação de reparar o dano causado por ato ilícito. No caso em tela, restou evidenciado que o acidente foi causado pela conduta negligente do motorista da ré, que invadiu a faixa de rolamento do veículo da autora, c"'>...