Modelo de Ação de Usucapião Extraordinária contra a União Federal em Terreno de Marinha
Publicado em: 13/03/2025 CivelProcesso Civil Direito ImobiliárioPETIÇÃO INICIAL
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ___ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO ___
Nome do Requerente: J. M. da S., brasileiro(a), solteiro(a), comerciante, portador(a) do CPF nº 000.000.000-00, RG nº 00.000.000-0, residente e domiciliado(a) na Rua X, nº 123, Bairro Y, Cidade Z, Estado W, CEP 00000-000, endereço eletrônico: requerente@email.com.
Nome do Requerido: UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público, representada pela Advocacia-Geral da União, com sede na Esplanada dos Ministérios, Bloco K, Brasília/DF, CEP 70040-906, endereço eletrônico: agu@agu.gov.br.
VALOR DA CAUSA: R$ 50.000,00
PREÂMBULO
J. M. da S., já qualificado(a), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento nos artigos 1.238 e seguintes do Código Civil de 2002, bem como no CPC/2015, art. 319, propor a presente:
AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA
Em face da UNIÃO FEDERAL, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente exerce a posse mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini de um imóvel localizado na Rua X, nº 123, Bairro Y, Cidade Z, Estado W, há mais de 15 (quinze) anos. O imóvel em questão é um terreno de marinha, conforme definido pela CF/88, art. 20, VII.
Durante todo o período de posse, o Requerente realizou benfeitorias no imóvel, como a construção de uma residência e a instalação de infraestrutura básica, sempre respeitando a função social da propriedade, conforme preceitua a CF/88, art. 5º, XXIII.
Não há qualquer registro de enfiteuse ou aforamento em nome de terceiros, tampouco oposição à posse exercida pelo Requerente. Além disso, o imóvel não possui inscrição imobiliária junto à União Federal.
Diante do exposto, busca-se o reconhecimento da usucapião do domínio útil do imóvel, nos termos da jurisprudência consolidada pelo STJ e STF, que admite tal possibilidade em terrenos de marinha com base no regime de enfiteuse.
DO DIREITO
A presente demanda encontra fundamento no CCB/2002, art. 1.238, que estabelece os requisitos para a usucapião extraordinária, quais sejam: posse mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini por p"'>...