Modelo de Embargos à Execução Fiscal por Contribuição de Melhoria Inaplicável
Publicado em: 17/04/2024 TributárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE [nome da comarca], ESTADO DE [nome do estado]
(Espaço de 10 linhas)
Processo nº: [inserir número do processo de execução fiscal]
[Nome do Embargante], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador da cédula de identidade RG nº [número] e inscrito no CPF sob o nº [número], proprietário do imóvel situado à [Endereço completo], por seu advogado que esta subscreve (documento anexo – Procuração), inscrito na OAB sob o nº _______, com escritório profissional situado à [endereço completo do advogado], onde recebe notificações e intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento na Lei 6.830/1980, art. 16 (Lei de Execução Fiscal) e demais legislação aplicável, opor
EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL
contra FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL, pessoa jurídica de direito público interno, representada por sua Procuradoria, situada à [Endereço da Procuradoria], pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
I. DOS FATOS
O Embargante recebeu notificação para recolhimento de contribuição de melhoria, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), referente a supostas melhorias realizadas pela municipalidade. Contudo, tais melhorias foram implementadas em localidade distante da localização do imóvel do Embargante, não gerando qualquer valorização ou benefício direto ao seu patrimônio.
II. DO DIREITO
-
Da Ilegitimidade da Cobrança: Conforme a CF/88, art. 145, III, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem instituir contribuições de melhoria, decorrente de obras públicas que acarretem valorização imobiliária, sendo exigida a efetiva demonstração do benefício ao imóvel contribuinte.
- ...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: