Modelo de Embargos à Penhora - Pedido de Substituição de Bem por Excesso de Execução com Base no CPC/2015
Publicado em: 02/10/2024 Processo CivilEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [LOCAL]
Processo nº: [Número do Processo]
EMBARGOS À PENHORA
EMBARGANTE: [Nome do Embargante], [qualificação completa: estado civil, profissão, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência].
EMBARGADO: [Nome do Embargado], [qualificação completa: estado civil, profissão, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência].
PREÂMBULO
O Embargante, devidamente qualificado, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional indicado no rodapé, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 917, opor os presentes EMBARGOS À PENHORA, nos autos da execução movida pelo Embargado, pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor.
DOS FATOS
O Embargante teve um bem de sua propriedade penhorado no curso da execução promovida pelo Embargado. Contudo, o valor do bem objeto da penhora é manifestamente desproporcional à dívida executada, sendo cerca de 20 (vinte) vezes superior ao montante devido.
Tal situação configura evidente excesso de penhora, violando os princípios da razoabilidade, proporcionalidade e menor onerosidade ao devedor, previstos no CPC/2015, art. 805.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 917, §2º, III, é cabível a oposição de embargos à execução para alegar excesso de execução. No presente caso, a penhora de um bem cujo valor é 20 (vinte) vezes superior à dívida caracteriza flagrante excesso, devendo ser reconhecida sua nulidade parcial.
O princípio da menor onerosidade ao devedor, consagrado no CPC/2015, art. 805, determina que a execução deve ser realizada de forma menos gravosa ao executado. A manutenção da penhora de um bem com valor tão elevado afronta diretamente esse princípio, sendo necessária a substituição do bem penhorado por outro que seja suficiente para satisfazer o crédito exequendo, sem causar prejuízo desproporcional ao Embargante.
Ademais, o CPC/2015, art. 847, prevê a possibilidade de substituição da penhora quando o bem indicado for excessivo ou desnecessário para a satisfação da dívida. Nesse sentido, o Embargante requer a substituição do bem penhorado po"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:
">