Modelo de Manifestação em Ação de Dissolução de União Estável com Pedido de Partilha de Bens, Fixação de Alimentos e Reconhecimento de Usucapião
Publicado em: 14/01/2025 Civel Familia SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE APARECIDA DE GOIÂNIA - GO
Processo nº 5742614-63.2022.8.09.0011
MANIFESTAÇÃO
Nome da Parte: M. F. de S. L.
Nome do Advogado: C. E. da S.
OAB/GO nº: 12345
PREÂMBULO
Nos termos do despacho de Vossa Excelência, que determinou a manifestação das partes quanto às provas a serem produzidas, bem como a identificação das questões de direito controvertidas, vem a parte autora, por meio de seu advogado, apresentar sua manifestação, nos termos do CPC/2015, art. 357, II.
DOS FATOS
A presente ação versa sobre a dissolução de união estável, com pedido de partilha de bens e fixação de alimentos para a filha menor. Em decisão anterior, foi fixado o valor provisório de 17% do salário mínimo a título de pensão alimentícia, sendo pleiteada a majoração para 30% do salário mínimo como alimentos definitivos.
Além disso, a parte autora busca o reconhecimento de usucapião, nas modalidades ordinária, especial e familiar, em relação ao imóvel objeto da partilha, considerando que os requisitos legais encontram-se devidamente preenchidos.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 357, II, cabe às partes indicar as provas que pretendem produzir, justificando sua pertinência e adequação aos fatos controvertidos. No presente caso, a parte autora requer a produção das seguintes provas:
- Prova documental complementar: juntada de documentos que comprovem a posse mansa e pacífica do imóvel por período superior ao exigido para as modalidades de usucapião pleiteadas.
- Prova testemunhal: oitiva de testemunhas que possam atestar a convivência em união estável, a posse do imóvel e as necessidades da filha menor.
- Prova pericial: realização de perícia contábil para apuração dos rendimentos do réu, a fim de subsidiar o pedido de majoração dos alimentos.
Quanto às questões de direito controvertidas, destacam-se:
- A definição da modalidade de usucapião aplicável ao caso concreto, considerando os requisitos previstos no CCB/2002, art. 1.238 e seguintes.
- A fixação do percentual definitivo de alimentos, observando-se o binômio n"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: