Modelo de Pedido de Revogação de Prisão Domiciliar com Tornozeleira Eletrônica para Exercício de Atividade Laboral

Publicado em: 12/03/2024 Direito Penal Processo Penal
Petição dirigida à Vara Criminal, na qual o requerente, atendendo aos requisitos legais e fundamentando-se no CPP, art. 318, solicita a revogação da prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. O pedido é justificado pela primariedade, residência fixa, vínculo empregatício e compromisso de atender às condições impostas. Apresenta jurisprudências e menciona o princípio da presunção de inocência e a aplicação de medidas cautelares alternativas como embasamento jurídico.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE __________

Processo nº __________

PREÂMBULO

A. J. dos S., brasileiro, solteiro, portador do RG nº __________ e do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua __________, nº __________, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 318 e demais dispositivos aplicáveis, requerer a:

REVOGAÇÃO DA PRISÃO DOMICILIAR COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

Em favor do requerente, para que este possa exercer atividade laboral, conforme os motivos de fato e de direito a seguir expostos.

DOS FATOS

O requerente encontra-se atualmente em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, conforme decisão proferida nos autos do processo em epígrafe. Tal medida foi determinada em razão da imputação do crime previsto no CP, art. 217-A.

Contudo, o requerente, que é primário, possui residência fixa e emprego formal, busca a revogação da medida de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, a fim de exercer sua atividade laboral, garantindo, assim, o sustento próprio e de sua família.

Ressalte-se que o requerente compromete-se a cumprir todas as condições que venham a ser impostas por este juízo, demonstrando, assim, sua boa-fé e intenção de colaborar com a Justiça.

DO DIREITO

A prisão domiciliar é medida excepcional, cabível somente quando presentes os requisitos legais previstos no CPP, art. 318. No caso em tela, o requerente preenche os requisitos para a revogação da medida, considerando:

  • Primariedade e ausência de antecedentes criminais;
  • Residência fixa e vínculo empregatício;
  • Compromisso de comparecimento periódico em juízo, conforme CPP, art. 319, I.

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, LVII, consagra o princípio da presunção de inocência, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Assim, medidas cautelares diversas da prisão devem ser priorizadas, conforme o princípio da proporcionalidade"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Simulação de Voto

Relatório

Trata-se de pedido formulado por A. J. dos S., visando à revogação da prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, com base no CPP, art. 318, a fim de que possa exercer atividade laboral, argumentando que é primário, possui residência fixa e vínculo empregatício.

O requerente compromete-se a cumprir as condições eventualmente impostas pelo juízo e invoca o princípio da presunção de inocência, garantido pelo art. 5º, LVII, da Constituição Federal, bem como as disposições da Lei nº 12.403/2011, que prioriza a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.

Voto

Inicialmente, cumpre destacar que o voto do magistrado deve se fundamentar nos princípios constitucionais, legais e nos elementos fáticos apresentados nos autos, consoante determina o art. 93, IX, da Constituição Federal.

No caso em tela, o pedido de revogação da prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica encontra amparo jurídico no Código de Processo Penal, notadamente no art. 318, que dispõe acerca das hipóteses de aplicação da prisão domiciliar, bem como no art. 319, que prevê a possibilidade de substituição por medidas cautelares menos gravosas.

Verifico que o requerente é primário, possui residência fixa e vínculo empregatício, o que demonstra condições pessoais favoráveis para a revogação da medida. Ademais, a jurisprudência consolidada pelos tribunais superiores reforça a necessidade de observância do princípio da proporcionalidade na imposição de medidas cautelares.

Análise Hermenêutica

A interpretação hermenêutica do caso exige a ponderação entre os princípios da presunção de inocência (CF/88, art. 5º, LVII) e a necessidade de aplicação de medidas cautelares que garantam a ordem pública, a instrução criminal e o cumprimento da lei penal.

A Constituição Federal e a legislação infraconstitucional priorizam a liberdade como regra, sendo a prisão, em qualquer de suas modalidades, medida excepcional. Assim, é imprescindível analisar a adequação e a necessidade da prisão domiciliar do requerente à luz dos fatos e das condições pessoais apresentadas.

Ademais, a jurisprudência citada no pedido reforça que, diante de condições pessoais favoráveis, como primariedade, residência fixa e emprego formal, é cabível a substituição ou revogação de medidas cautelares mais gravosas, em atenção ao princípio da proporcionalidade.

Fundamentos Legais e Constitucionais

  • CF/88, art. 5º, LVII: Presunção de inocência.
  • CPP, art. 318: Hipóteses de prisão domiciliar.
  • CPP, art. 319: Medidas cautelares diversas da prisão.
  • Lei nº 12.403/2011: Priorização de medidas alternativas à prisão.

Conclusão

Diante de todo o exposto, conheço do pedido formulado por A. J. dos S., e voto pela procedência do pleito, determinando a revogação da prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, mediante o cumprimento das seguintes condições:

  1. Comparecimento periódico em juízo, conforme disposto no CPP, art. 319, I;
  2. Comunicação prévia ao juízo em caso de mudança de endereço ou de local de trabalho;
  3. Abstenção de frequentar determinados locais, caso necessário, a critério deste juízo.

Determino, ainda, a intimação do Ministério Público para ciência da decisão e manifestação, se necessário.

É como voto.

Termos Finais

__________, ___ de __________ de 20___.

________________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Habeas Corpus para Combater Indeferimento de Prisão Domiciliar com Tornozeleira Eletrônica

Modelo de Habeas Corpus para Combater Indeferimento de Prisão Domiciliar com Tornozeleira Eletrônica

Publicado em: 25/09/2024 Direito Penal Processo Penal

Modelo de habeas corpus para combater o indeferimento de pedido de prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, em favor de preso no regime semiaberto com mais de 40% da pena cumprida. A peça contém os fundamentos legais e constitucionais para a concessão da medida, com pedido liminar para garantir a dignidade e o direito à progressão do apenado.

Acessar

Modelo de Pedido de Progressão para Prisão Domiciliar com Monitoramento Eletrônico – Regime Semiaberto

Modelo de Pedido de Progressão para Prisão Domiciliar com Monitoramento Eletrônico – Regime Semiaberto

Publicado em: 24/09/2024 Direito Penal Processo Penal

Modelo de petição para requerer progressão de regime semiaberto para prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica. O pedido baseia-se nas saídas temporárias já concedidas, na Lei de Execução Penal, e nos princípios da dignidade humana e da ressocialização.

Acessar

Modelo de Pedido de Prisão Domiciliar sem Uso de Tornozeleira para Reeducando em Regime Semiaberto

Modelo de Pedido de Prisão Domiciliar sem Uso de Tornozeleira para Reeducando em Regime Semiaberto

Publicado em: 04/11/2024 Direito Penal Processo Penal

Modelo de petição inicial para solicitar a concessão de prisão domiciliar sem o uso de tornozeleira eletrônica para reeducando que está cumprindo pena em regime semiaberto há mais de seis meses, com base em sua vulnerabilidade à saúde e nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e do direito à saúde.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.