Modelo de Petição Requerendo Liberdade Provisória para Tratamento de Desintoxicação
Publicado em: 09/07/2024 Direito Penal Processo PenalEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _______
PROCESSO Nº _______
REQUERENTE: (Nome do Requerente), nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG nº ________, inscrito no CPF/MF sob o nº ________, residente e domiciliado na (endereço completo).
REQUERIDO: Justiça Pública
PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA PARA TRATAMENTO DE DESINTOXICAÇÃO EM LOCAL APROPRIADO
I - DOS FATOS
O Requerente foi preso em flagrante no dia (data), acusado de ter cometido lesão corporal contra sua companheira, com fundamento na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). No momento do ocorrido, o Requerente encontrava-se sob efeito de substâncias entorpecentes, fato que, segundo ele, contribuiu significativamente para a prática do ato.
Desde então, o Requerente está preso preventivamente. No entanto, o Requerente é dependente químico e necessita urgentemente de tratamento de desintoxicação em local apropriado, condição essencial para sua recuperação e reintegração social.
II - DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988 (CF/88) assegura, na CF/88, art. 5º, LXVI, que ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança. O Código de Processo Penal (CPP, art. 310, III), permite a concessão de liberdade provisória, quando não se verificarem os requisitos da prisão preventiva.
O CPP, art. 319 elenca as medidas cautelares diversas da prisão que podem ser aplicadas pelo juiz, entre elas, a internação provisória em clínica para tratamento de desintoxicação (CPP, art. 319, VII).
III - DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES
Os princípios que regem o instituto jurídico contido na norma são:
-
Princípio da D"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: