Modelo de Ação de Exibição de Documentos contra a Receita Federal para Acesso a Informações Fiscais Relacionadas a Pensão Alimentícia
Publicado em: 27/01/2025 CivelProcesso Civil Familia TributárioEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ___ª VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE [LOCALIDADE]
PREÂMBULO
[Nome completo do Requerente], [estado civil], [profissão], inscrito(a) no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado(a) na [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento no CPC/2015, art. 319, propor a presente AÇÃO DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS em face da RECEITA FEDERAL DO BRASIL, pessoa jurídica de direito público, com sede na [endereço completo], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente é beneficiário de pensão alimentícia e necessita obter informações detalhadas sobre os valores recebidos a esse título, os quais foram declarados à Receita Federal do Brasil. Apesar de ter solicitado administrativamente a exibição de tais documentos, não obteve êxito, sendo imprescindível a intervenção judicial para garantir o acesso às informações.
A negativa administrativa viola o direito de acesso a informações essenciais para a comprovação de rendimentos e para a correta apuração de obrigações tributárias, além de prejudicar o exercício de direitos relacionados à esfera patrimonial e familiar.
DO DIREITO
A presente ação encontra fundamento no CPC/2015, art. 318 e seguintes, que disciplinam a produção antecipada de provas e a exibição de documentos. A Lei Complementar 105/2001, que regula o sigilo bancário e fiscal, admite a quebra desse sigilo quando houver autorização judicial e interesse legítimo, como no caso em tela.
O direito de acesso a informações de natureza fiscal está amparado pela CF/88, art. 5º, XXXIII, que assegura a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
A doutrina reforça que o direito à informação é um desdobramento do princípio da publicidade, que rege a Administração Pública (CF/88, art. 37, caput). Nesse sentido, o acesso aos documentos fiscais relacionados à pensão alimentícia é indispensável para a proteção de direitos fundamentais do Requerente.
Ademais, a jurisprudência tem reconhecido a possibilidade de expedição de ofício à Receita Federal para obtenção de informações fiscais, desde que haj"'>...