Modelo de Ação de Partilha de Bens, Anulação de Cláusula e Indenização
Publicado em: 06/11/2024 Civel FamiliaEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE VILA INHOMIRIM - MAGÉ
Processo n.º: [Número do Processo]
Autora: [Nome da Autora], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrita no CPF sob o n.º [número], residente e domiciliada à [endereço completo], e-mail: [e-mail da autora].
Réu: [Nome do Réu], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o n.º [número], residente e domiciliado à [endereço completo], e-mail: [e-mail do réu].
I - DOS FATOS
A Autora e o Réu foram casados por 39 anos, vindo a se divorciar há dois anos. À época do divórcio, a Autora foi induzida a assinar o termo de divórcio sem que houvesse especificação sobre a partilha da casa onde atualmente reside, juntamente com o filho do casal.
Além disso, constava no registro do divórcio uma cláusula que limitava os direitos da Autora sobre determinados bens, o que considera ser nula, pois foi assinada sem plena compreensão das consequências patrimoniais envolvidas. A Autora alega que, durante o casamento, foram construídas duas lojas no terreno do imóvel que pertence ao espólio de José Braga de Oliveira, genitor do Réu. Contudo, as lojas, na verdade, foram construídas pelo genitor do Réu, sendo parte do espólio.
Ademais, a Autora pleiteia o recebimento de aluguel das referidas lojas, embora tais imóveis estejam vinculados ao espólio e não tenham qualquer ligação patrimonial com a Autora. Alega também que a benfeitoria na casa onde reside deveria ser partilhada, bem como a divisão de um veículo adquirido em 2015, utilizado pelo Réu em suas atividades laborais.
II - DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 1.658, o regime de comunhão parcial de bens estabelece que os bens adquiridos na constância do casamento são comuns ao casal, salvo disposições em contrário. No entanto, os bens recebidos por herança, conforme CCB/2002, art. 1.659, I, são considerados particulares, não cabendo partilha entre os cônjuges.
No presente caso, a Autora não possui direito sobr"'>...